27.3 C
Manaus
sexta-feira, maio 24, 2024

“Iniciamos nossa missão com a tarefa de entregar eleições limpas e tranquilas”, diz novo presidente do TRE-AM

O presidente do TRE-AM João Simões e o vice-presidente Airton Gentil tomaram posse no Tribunal em cerimônia que ocorreu nesta segunda-feira (13)

Por

Em cerimônia que ocorreu na manhã desta segunda-feira (13), o desembargador João de Jesus Abdala Simões e o desembargador Airton Luís Corrêa Gentil, tomaram posse como presidente e vice-presidente, respectivamente, do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), onde estarão a frente na condução do pleito em 2024 no Amazonas. A solenidade reuniu autoridades políticas no auditório Desembargador Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro, no Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM).

O desembargador João Simões toma posse como presidente pela segunda vez na carreira (2018-2020) e substitui o desembargador Jorge Manoel Lopes Lins, que presidiu a sua última sessão a frente do TRE-AM na última semana. Já o desembargador Airton Luís Corrêa Gentil assume a vice-presidência e a corregedoria eleitoral no lugar da desembargadora Carla Reis.

Os desembargadores foram nomeados pelo TJAM e eleitos por aclamação em eleição extraordinária, que ocorreu em fevereiro de 2024. João Simões e Airton Gentil ficam na presidência do TRE-AM até janeiro de 2025, uma vez que houve uma mudança na resolução do TRE-AM.

Em discurso de posse, o novo presidente do TRE-AM destacou o desafio de estar a frente da Corte. “Aceitamos esse desafio e juntos vamos caminhar para realizar a finalidade do TRE-AM, que são as eleições […] Agradecemos todos os membros do Tribunal de Justiça do Amazonas que nos confiaram esse mandato e à todos que fazem parte da nossa vida”, disse.

Além disso, ele ainda destacou a gestão de Jorge Lins e Carla Reis a frente do TRE-AM e afirmou que o seu mandato encontrará uma Corte organizada para trabalhar, fruto da gestão passada.

“A gestão desenvolvida nos últimos dois anos pelo excelentíssimo desembargador Jorge Lins e pela desembargadora Carla Reis, por conta do trabalho de vossas excelências alinhada à Corte e servidores, temos certeza que vamos encontrar uma Corte organizada e preparada para enfrentar os próximos desafios”, pontuou.

Simões ainda reforçou a importância do voto como eleitor, durante o discurso. “Estamos em um momento crucial em que nossas decisões moldaram não apenas os destinos individuais, mas também um futuro coletivo de nossa nação, justamente porque os vereadores e prefeitos são os mais próximos da população”, ressaltou.

Já empossado, o desembargador João Simões enfatizou que a sua gestão, juntamente com Airton Gentil, está pronta para os desafios. “Iniciamos a nossa missão animados e felizes, com a tarefa de entregar ao povo amazonense eleições limpas e tranquilas. Vamos ao trabalho!”, disse.

Em relação a estiagem de 2024, em que especialistas apontam que pode ser ainda mais severa, o presidente do TRE-AM afirmou que o Tribunal já está analisando as alternativas. “Este ano, a vazante será mais severa. Nós já estamos nos preparando para superar esse obstáculo”, acrescentou.

Autoridades

Entre as autoridades presentes na posse estava o governador Wilson Lima, que discursou no evento. Ele ressaltou que o TRE-AM pode contar com a estrutura do Governo do Amazonas, além de desejar sucesso para a nossa presidência.

“A Justiça Eleitoral tem um papel muito importante no exercício da cidadania, no processo eleitoral democrático, em especial nesse ano de 2024 em que teremos eleições […]. Não é fácil, levando em consideração a logística que temos no Amazonas, o processo de estiagem […], venho aqui reconhecendo a importância que tem a Justiça Eleitoral, mas também colocando a estrutura do Estado do Amazonas à disposição, naquilo que é de nossa competência”, afirmou o governador do Amazonas.

Também estiveram presentes vice-governador do Amazonas Tadeu de Souza; o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o deputado Roberto Cidade; o presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), o vereador Caio André; o senador do Amazonas Eduardo Braga; além do prefeito de Manaus David Almeida.

A solenidade também foi prestigiada pelo ministro do Superior Tribunal de Justiça, Mauro Campbell, e pela ex-ministra Eliana Calmon, primeira mulher a ingressar no STJ, e pelo procurador-geral do Ministério Público do Amazonas (MPAM), Alberto Rodrigues, entre outras autoridades.

Leia mais: “Como o prefeito de Manaus empenha R$ 1 bilhão para asfaltar ruas e não conseguiu asfaltar 3 mil ruas?”, questiona oposição na CMM

___
Por Camila Duarte

📲 Receba no seu WhatsApp notícias sobre a política no Amazonas.

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -