31.3 C
Manaus
sábado, novembro 23, 2024

SSP-AM inicia operação de combate à exploração sexual de crianças e adolescentes

As ações serão intensificadas com apoio de órgãos de defesa de crianças e adolescentes em todo o Estado

Por

As Forças de Segurança do Amazonas deram início à Operação Caminhos Seguros. A ação vai ocorrer em todo o estado do Amazonas durante o mês de maio, fortalecendo as ações voltadas para o combate à exploração sexual de crianças e adolescentes. A operação contará com o apoio de diversos órgãos das esferas estadual, federal e municipal de forma integrada.

Durante a operação serão realizadas atividades de inteligência, preventivas, educativas, ostensivas e repressivas. Neste último caso, as ações serão coordenadas pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM), por meio da Polícia Civil (PC-AM), com apoio da Polícia Militar (PMAM), Polícia Federal (PF) e Polícia Rodoviária Federal (PF).

A delegada de Proteção à Criança e ao Adolescente (DEPCA), Joyce Coelho, que está à frente da operação, informou que as ações, que já são realizadas diariamente, serão fortalecidas durante o período operacional. “O que vamos fazer é aumentar nossos esforços para que a gente alcance cada vez mais crianças, pais e quanto mais pessoas pudermos sobre esses crimes e claro, atuar, também, de maneira repressiva”, afirmou.

No Amazonas, os crimes de exploração sexual são altos e para atuar no combate, além das Forças de Segurança, participam da operação nas atividades educativas os demais órgãos do Governo do Estado, como Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), de Saúde (SES), Educação, além das secretarias municipais e instituições parceiras como a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Tribunal de Justiça (TJAM), Defensoria Pública (DPE), entre outros.

Caminhos Seguros

A operação é coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) em parceria com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), e realizada nos 26 estados e no Distrito Federal, pelos órgãos de segurança pública de todo o país.

No Amazonas, a Cominhos Seguros tem como coordenação a SSP-AM, por meio da Secretaria Executiva Adjunta de Planejamento e Gestão Integrada (Saeagi), a partir da integração dos órgãos do Sistema Integrado de Comando e Controle (SICC-4).

Fique atento e denuncie

As denúncias podem ser feitas por meio do Disque 100, do Disque 190 e do Disque 181, canal de denúncia da SSP-AM. As ligações são gratuitas e anônimas.

*Fonte: Assessoria SSP-AM

Foto: Carlos Soares/Divulgação/SSP-AM

Leia mais: Proposta de Roberto Cidade visa reforçar segurança de público em eventos culturais no Estado

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -