Em conferência do PSOL, que deve ocorrer no próximo dia 18 de maio, a direção municipal da sigla vai definir quem será o pré-candidato do partido na disputa pela Prefeitura de Manaus. A informação foi divulgada pelo próprio PSOL, através das redes sociais.
Como já havia noticiado O Convergente, a sigla conta com três nomes à disposição: Marcelo Amil, Natália Demes e Thomaz Barbosa. Com exclusividade para O Convergente, no dia 12 de abril, Marcelo Amil comentou sobre a escolha do nome.
“Quando a federação Rede/PSOL, estamos em debate interno. […] Quem vai decidir os rumos da militância do PSOL não será qualquer outra pessoa que não a militância do PSOL”, pontuou. “São companheiros valiosos que qualquer um vai presentar bem o PSOL, mas estamos discutindo e a qualquer momento o martelo será batido”, completou.
Nesta semana, o PSOL emitiu uma nota em que alega estar ciente das resoluções nacionais da federação PSOL/Rede, mas que irá constituir uma instância municipal, bem como seguir com o diálogo com o diretório do Rede em Manaus.
A sigla ainda enfatizou que os partidos possuem autonomia, mas destacou que a federação PSOL/Rede não vai tomar nenhuma decisão, antes de dialogar entre as siglas. Sendo assim, a instância municipal é quem tomará a decisão sobre a pré-candidatura majoritária.
No final da nota, o PSOL ainda pontuou que segue com três nomes definidos como pré-candidatos a prefeito de Manaus e que a decisão final ocorrerá na conferência do partido.
Confira a nota na íntegra:
Nossa escolha diante do pleito eleitoral de 2024 é trabalhar pela construção de um projeto de esquerda para a cidade de Manaus, que impeça o avanço da extrema-direita e que de fato seja viável para a população manauara.
Informamos que estamos a par das resoluções nacionais da Federação PSOL/Rede, bem como plenamente em acordo com os ditames estatutários. Diante disso, seguindo a resolução nacional da Federação, constituiremos a instância municipal e seguiremos em diálogo com a Rede Sustentabilidade Manaus.
Ressaltamos também a autonomia dos partidos, mas afirmamos que a Federação PSOL/Rede Manaus não tomará nenhuma decisão sem o necessário diálogo entre os partidos que a compõem, cabendo à instância municipal a decisão sobre a candidatura majoritária.
O PSOL segue com três pré-candidaturas à prefeitura de Manaus. Natália Demes, Marcelo Amil e Thomaz Barbosa e em nossa conferência, que ocorrerá em maio, definiremos qual será o nome que representará o partido.
Leia mais: Bolsonaro e Michelle devem ser recepcionados com carreata pelas ruas de Manaus
___
Por Camila Duarte
Ilustração: Marcus Reis