25.3 C
Manaus
segunda-feira, maio 27, 2024

Com a maioria do apoio da Aleam e CMM, analista avalia estrutura política de Roberto Cidade na corrida eleitoral

Cidade tem ganhado apoio de 80% dos deputados da Aleam e 40% do parlamento da CMM para o início a caminhada eleitoral

Por

A 180 dias do pleito de 2024, pré-candidatos a prefeito têm se fortalecido com elos políticos em busca do Poder Executivo Municipal neste início de caminhada eleitoral. Um deles é o deputado e presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Roberto Cidade (União Brasil).

Desde a chancela da sua pré-candidatura por Antônio Rueda, presidente da Executiva Nacional do UB, e por Wilson Lima, presidente do diretório estadual, no dia 25 de março, o parlamentar tem se mostrado forte para a disputa eleitoral em outubro.

No discurso do governador Wilson Lima, o chefe estadual afirmou que o lançamento da pré-candidatura de Roberto Cidade é um passo importante para escrever uma nova história no cenário político amazonense.

“Estamos dando mais um passo importante nessa caminhada e o que nos traz aqui é nossa história de vida e a contribuição que estamos dando para o nosso Estado. […] O processo de ruptura não acontece de forma fácil, sempre terá dificuldade, mas estamos aqui para superar as dificuldades”, iniciou o governador.

No evento, Lima ainda destacou que estará empenhado na pré-candidatura de Roberto Cidade, tanto como presidente do União Brasil no Amazonas, quanto como cidadão e governador do Estado. “Eu estou vindo aqui e empenhar o compromisso do União Brasil, do governador e de cidadão e por isso que preciso do Roberto Cidade para prefeito de Manaus”, disse.

Na análise do cientista político Helso Ribeiro, o parlamentar, em 2022, saiu como o mais votado. Sozinho, fez o quociente eleitoral, algo raro de acontecer em eleições, levando Cidade à chefia de um poder legislativo na Aleam.

“Um político com esse ‘status’ chega em uma pré-candidatura com uma vantagem em relação a outros pré-candidatos. Nesse aspecto, há uma tendência de haver um crescimento de Roberto Cidade até o início das convenções”, pontuou o analista.”

De acordo com O Poder, Cidade tem ganhado apoio de 80% dos deputados, o que representa 19 dos 24 parlamentares. Na Aleam, conta com o suporte dos parlamentares Alessandra Campêlo (Podemos), Carlinhos Bessa (PV), Felipe Souza (PRD), João Luiz (Republicanos), Joana Darc (União Brasil), Cabo Maciel (PL), Dr. Gomes (Podemos), Adjugo Afonso (União Brasil), Comandante Dan (Podemos), Cristiano D’Angelo (MDB), Débora Menezes (PL), Delegado Péricles (PL), George Lins (União Brasil), Mayara Pinheiro (Republicanos), Mário César Filho (União Brasil), Mayra Dias (Avante), Rozenha (PMB) e Thiago Abrahim (União Brasil).

O cenário na Câmara Municipal de Manaus também tem sido favorável para o jovem deputado. Dos 41 vereadores, 16 sinalizaram reforço a Roberto Cidade, representando 40% do parlamento nessa caminhada para a prefeitura. A maioria dos legisladores, incluindo Allan Campelo (Podemos), Elissandro Bessa (PSB), Caio André (União Brasil), Daniel Vasconcelos (Republicanos), Diego Afonso (União Brasil), Everton Assis (União Brasil), Glória Carrate (PSB), Jaildo Oliveira (PV), João Carlos (Republicanos), Lissandro Breval (Progressistas), Marcelo Serafim (PSB), Márcio Tavares (Republicanos), Professora Jacqueline (União Brasil), Rodrigo Guedes (Progressistas), Thaysa Lippy (PRD) e Yomara Lins (Podemos), se unirão a Roberto Cidade.

Helso Ribeiro acredita que o apoio das legislaturas estadual e municipal na campanha de Cidade tem uma estrutura que agrega valores, que possivelmente podem auxiliar Cidade a ter um bom eleitorado dos manauaras nas urnas, em outubro.

“Roberto Cidade terá o apoio que boa parte dos demais pré-candidatos não terá, por conta dos múltiplos partidos que vão compor o arco de aliança ao partido (União Brasil) dele”, concluiu o analista.

Outros partidos também tem declarado apoio ao deputado. Recentemente, o PDT declarou apoio ao pré-candidato. Em nota, a sigla alegou que dialogou com três pré-candidatos: David Almeida (Avante), Marcelo Ramos (PT) e Roberto Cidade (UB). Segundo o partido, o apoio à pré-candidatura de Cidade ocorreu após uma série de diálogos.

“Decidimos pela convergência em declararmos apoio ao pré-candidato a prefeito Roberto Cidade, que nos fez uma proposta de compromisso para Manaus e seus munícipes”, diz um trecho da nota.

Roberto Cidade afirmou que o apoio do PDT vai agregar com o projeto que está sendo construído. “Muito me honra contar com o apoio deste partido histórico na democracia, que certamente vai agregar muito ao nosso projeto de construir a Manaus do futuro.”

O líder do PDT estadual, Luiz Castro, detalhou a colaboração da sigla com Roberto Cidade para a administração de Manaus. Segundo Castrp, unir forças com o líder Aleam é a opção mais vantajosa tanto para o partido quanto para a cidade de Manaus.

“O PDT discutiu internamente e sua executiva municipal e estadual. E nós entendemos que a aliança com Roberto Cidade é a melhor aliança, não só para o PDT, mas também para a cidade de Manaus. Vamos juntos ajudar a construir um bom programa de governo e apoiar para que essa mudança aconteça de verdade na nossa capital”, disse.

Na ocasião, Roberto Cidade manifestou a alegria de estar assumindo o Diretório Municipal do União Brasil e os planos para essa eleição. “Para mim é motivo de muita honra presidir o União Brasil em Manaus. Temos hoje a maior bancada de deputados estaduais e, não tenho dúvidas, iremos fazer a maior bancada de vereadores da Câmara Municipal de Manaus também. Aceito o desafio de presidir o União Brasil com o compromisso de fazer com que tenhamos a maior sigla e a maior representatividade do Amazonas. Trabalharei ainda mais para conduzir o União Brasil para um futuro de mais prosperidade para o povo da nossa Manaus”, enfatizou.

Ilustração: Marcus Reis

Leia mais: Jack Serafim é nomeado como titular da Secretaria de Comunicação de Manaus

📲 Receba no seu WhatsApp notícias sobre a política no Amazonas.

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -