26.3 C
Manaus
domingo, maio 26, 2024

Com 0,6% de intenções de voto, Israel Tuyuka retira seu nome da disputa pela Prefeitura de Manaus

Com a retirada de Tuyuka da corrida eleitoral em Manaus, o PDT pretende dialogar com outros pré-candidatos a prefeito, conforme aponta os bastidores políticos

Por

Em um comunicado publicado nas redes sociais, o médico Israel Tuyuka (PDT) anunciou a retirada de sua pré-candidatura à Prefeitura de Manaus. Tuyuka concorreria ao cargo pela segunda vez, desta vez pelo PDT, que já vinha articulando sua pré-candidatura desde o ano anterior.

Ao informar sua decisão de deixar a disputa pela Prefeitura de Manaus, o médico também declarou que ainda planeja concorrer nas eleições de 2024, mas agora almejando o cargo de prefeito de São Gabriel da Cachoeira.

“Decidi participar da disputa eleitoral para prefeito de São Gabriel da Cachoeira nas eleições municipais de 2024 pelo PDT”, afirma um trecho do comunicado.

Na primeira pesquisa de intenções de voto deste ano, Israel Tuyuka apareceu em sétimo lugar entre as opções dos eleitores. Conforme apontado pela Pontual Pesquisas, registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número AM-09483/2024, o pré-candidato do PDT obteve apenas 0,6%, colocando-o em último lugar entre as opções de voto da população.

Embora tenha sido o último em intenções de voto, o percentual de rejeição de Tuyuka aumentou. Segundo a pesquisa, Israel Tuyuka foi um dos pré-candidatos mais rejeitados pelos eleitores, ficando em terceiro lugar com 10,3% de rejeição.

Bastidores

Sem pré-candidato a prefeito de Manaus, o PDT não deve lançar outro nome no cenário político. Informações de bastidores apontam que a sigla deve buscar por apoio de outros pré-candidatos a prefeito de Manaus.

Ainda conforme os bastidores da política amazonense, os pré-candidatos que estão sob análise do PDT são David Almeida (Avante) e Marcelo Ramos (PT).

O Convergente buscou contato com o presidente do diretório municipal do PDT, Cláudio Machado, que informou que o partido está estudando apoios a lideranças, mas segue focado em eleger vereadores.

“Não lançaremos candidato a prefeitura mas estamos estudando o apoio a alguma liderança ou até mesmo não apoiar nenhuma das opções e seguirmos organizando para poder eleger nossos vereadores”, disse.

Leia mais: TRE-AM defere ao PDT Amazonas pagamento de multa de 2015 parcelada

___
Por Camila Duarte

Ilustração: Marcus Reis

📲 Receba no seu WhatsApp notícias sobre a política no Amazonas.

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -