26.3 C
Manaus
quinta-feira, maio 30, 2024

Diretoras executivas do O Convergente tomam posse na Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil

À convite, Erica Lima e Letícia Barbosa passam a integrar o quadro de associadas da AJEB-AM

Por

A CEO do O Convergente, Erica Lima, e a COO do O Convergente, Letícia Barbosa, passam a integrar o quadro de associadas da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil (AJEB). As diretoras executivas do O Convergente tomam posse em cerimônia que será realizada nesta sexta-feira (5), no Palácio Rio Negro, onde também ocorre a posse da nova diretoria e da presidente Sílvia Grijó.

A AJEB é uma associação sem fins lucrativos, apolítica e com foco na promoção literária, além de realizar eventos para compartilhar conhecimento, experiências e discussões sobre diversos assuntos, incluindo questões relacionadas ao jornalismo.

As diretoras executivas do O Convergente foram convidadas a fazer parte do grupo de associadas pela jornalista Arthemisa Gadelha. Para a CEO da empresa, Erica Lima, receber o convite para integrar a associação é uma honra e também uma oportunidade de representação.

“Recebo o convite para fazer parte desta associação com alegria, gratidão e emoção. É uma honra ser reconhecida e convidada a contribuir com nossas vozes, que às vezes são silenciadas”, disse.

Erica Lima ainda destacou o compromisso com sua história como profissional da comunicação e amazonense, e a importância de dar voz à sociedade.

“Como mulher amazônica, sou guardiã de narrativas antigas e novas que fluem pelos rios em contraponto com uma cidade no coração da Amazônia. Cada página, cada linha, cada palavra que escrevemos ou reportamos é uma parte de nós mesmas, um eco do pulsar da Amazônia e de seu povo, que ainda sofre com o isolamento territorial e a falta de reconhecimento de que aqui também fazemos ciência, construímos história e somos parte do Brasil”, afirmou.

A CEO da empresa também ressaltou que fazer parte da associação é uma oportunidade de aprender com as demais profissionais que compõem a AJEB, além de compartilhar histórias e experiências entre si.

“Aceitei este convite com a promessa de não só compartilhar minhas histórias, mas também de ouvir e aprender. Juntas, temos o poder de potencializar a compreensão e o amor pela nossa região e seu povo, tecendo uma tapeçaria de empatia, saberes e enfrentamentos”, pontuou.

Aos 22 anos, a COO do O Convergente Letícia Barbosa afirmou que o convite para fazer parte do grupo de associadas é um reconhecimento ao trabalho que tem sido desenvolvido durante os quatro anos dedicados à comunicação.

“É uma honra muito grande ter recebido o convite em tão pouco tempo. Eu acredito que quatro anos ainda é um tempo muito pequeno de profissão, mas fico honrada que o meu trabalho de alguma forma seja notado”, destacou.

Letícia Barbosa enfatizou que, como profissional da comunicação, busca incentivar outras mulheres e dar voz a causas que muitas vezes são esquecidas ou não têm tanta visibilidade.

“Eu busco usar minha voz para incentivar outras mulheres, motivá-las e trazer à tona causas que muitas vezes são esquecidas ou não têm tanta visibilidade no dia a dia das pessoas”, explicou.

Além disso, como acadêmica de direito, Letícia Barbosa ressaltou que fazer jornalismo exige coragem e ousadia.

“Eu também curso direito, e no direito há uma fala que diz que a advocacia não é uma profissão para covardes. Eu costumo aplicar isso ao jornalismo também. Não é muito diferente; não é uma profissão para pessoas covardes ou que não estejam dispostas a ousar”, disse.

Ela expressou sua satisfação por fazer parte de uma associação tão importante e expressou o desejo de que mais mulheres e jovens possam integrar o grupo.

“É uma honra, de verdade, fazer parte de uma associação tão importante composta por diversas mulheres com histórias e contribuições para a sociedade tão distintas. Eu fico muito feliz e espero que cada vez mais mulheres jovens possam fazer parte desse grupo”, finalizou.

Nova diretoria da AJEB-AM

A jornalista Dora Paula, presidente atual, passará o cargo que ocupava desde 2022 para a nova presidente, Sílvia Grijó. Durante a solenidade, novas associadas também devem tomar posse.

Consciente da responsabilidade de estar à frente da AJEB Amazonas, Sílvia Grijó pretende fortalecer o trabalho coletivo das associadas, além de manter os projetos atuais e expandir novos programas, incluindo o projeto “Mulheres que fazem a diferença”, que em breve estará em sua quarta edição. A nova presidente comentou que já foram traçadas metas para o biênio 2024/2026, tanto em nível estadual quanto nacional.

Sobre Erica Lima

Erica Lima é uma empresária multifacetada, com um Mestrado em Saúde, Sociedade e Endemias na Amazônia pela Fiocruz/Ufam. Especialista em Pesquisa Qualitativa Eleitoral, ela se destaca como impulsionadora e incentivadora das mulheres. Sua expertise e compromisso com questões de saúde e sociais na região amazônica refletem seu papel ativo na comunidade. Além disso, seu apoio ao empoderamento feminino destaca seu compromisso com a igualdade de gênero e o progresso das mulheres.

Sobre Letícia Barbosa

Letícia Barbosa Lira Aguiar, uma jovem de 22 anos, é uma acadêmica dedicada tanto ao Direito quanto ao Jornalismo. Com uma carreira de cinco anos como apresentadora, ela utiliza sua voz para promover causas sociais e incentivar o empoderamento feminino. Seu compromisso com o ativismo e seu papel como modelo inspirador para outras mulheres destacam sua influência positiva na sociedade.

Leia mais: Nova diretoria da AJEB no Amazonas toma posse com escritora Sílvia Grijó como presidente

___
Por Camila Duarte

Ilustração: Marcus Reis

📲 Receba no seu WhatsApp notícias sobre a política no Amazonas.

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -