25.3 C
Manaus
quinta-feira, abril 3, 2025

Geraldo Alckmin é afastado das funções ao ser diagnosticado com Covid-19

Seguindo a orientação médica, Alckmin permanecerá em repouso "para se recuperar prontamente" no Palácio do Jaburu, residência oficial da Presidência da República

Por

O ministro do Comércio e Desenvolvimento, Indústria, e Serviços e vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, recebeu o diagnóstico positivo para covid-19. A confirmação veio através de sua equipe de comunicação. Como resultado, Alckmin não estará presente em compromissos agendados para esta segunda-feira (1º).

“O vice-presidente tem sintomas leves e passa bem. Ele permanecerá em casa, para uma pronta recuperação, de acordo com recomendação médica”, destacou a assessoria em comunicado divulgado à imprensa na noite deste domingo (31).

Com 71 anos, esta é a segunda ocasião em que Alckmin recebe o diagnóstico positivo para Covid-19. Apesar de ocupar o posto de vice-presidente do país, Geraldo Alckmin também desempenha as funções de ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). Ainda não há uma data prevista para seu retorno às atividades na Esplanada dos Ministérios

Seguindo a orientação médica, Alckmin permanecerá em repouso “para se recuperar prontamente” no Palácio do Jaburu, residência oficial da Presidência da República, onde reside com sua esposa, Lu Alckmin, em Brasília. Ele já havia enfrentado o coronavírus em maio de 2022, quando era pré-candidato na chapa com Luiz Inácio Lula da Silva, formando uma aliança entre PSB e PT.

Acompanhe também:

Uma norma do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) garante às entidades fiscalizadoras, a partir de 12 meses antes do primeiro turno das eleições até a compilação dos sistemas, o acesso antecipado aos sistemas eleitorais, bem como o acompanhamento dos trabalhos para especificação e desenvolvimento. Mas você sabia que no dia da votação também ocorrem auditorias?

Segundo a Resolução TSE nº 23.673/2021, com redação dada pela Resolução nº 23.728/2024, os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) realizarão, por amostragem, no dia da votação, duas auditorias de funcionamento das urnas eletrônicas: o Teste de Integridade e o Teste de Autenticidade. Além disso, como ocorreu em 2022, a Justiça Eleitoral realizará o Teste de Integridade com Biometria, em locais de votação designados.

Comissão de auditoria

Para a organização e a condução dos trabalhos, os TREs devem designar em sessão pública, até 60 dias antes das eleições, a Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica, composta por uma juíza ou um juiz de direito (que a presidirá) e por no mínimo seis pessoas servidoras da Justiça Eleitoral, sendo pelo menos uma da Corregedoria Regional Eleitoral, uma da Secretaria Judiciária e uma da Secretaria de Tecnologia da Informação.

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

Leia mais: Eleições 2024: Auditorias de funcionamento das urnas reafirmam transparência do pleito

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -