25.3 C
Manaus
sábado, maio 25, 2024

Governador do Amazonas destaca importância de mais de 150 obras incluídas no PAC Seleções 2023

As obras vão contemplar as áreas de Saúde, Educação, Ciência e Tecnologia e Infraestrutura Social e Inclusiva em 54 dos 62 municípios do estado

Por

O governador Wilson Lima destacou, nesta quinta-feira (07/03), a importância das mais de 150 obras no Amazonas contempladas por meio do PAC Seleções 2023, em anúncio foi feito em Brasília pelo governo federal. Os projetos anunciados nesta quinta no PAC Seleções somam R$ 23 bilhões em investimentos.

As obras vão contemplar as áreas de Saúde, Educação, Ciência e Tecnologia e Infraestrutura Social e Inclusiva em 54 dos 62 municípios do estado. Em 2023, durante o lançamento do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o Governo Federal anunciou R$ 47 bilhões em obras para o estado.

“O governo federal está anunciando aquilo que as prefeituras e as nossas equipes (do Governo do Estado) julgaram como importante constar no PAC e isso vai ser fundamental para melhorar a qualidade de vida das pessoas, para melhorar a questão da qualidade de ensino, o atendimento à saúde, sobretudo no interior”, afirmou Wilson Lima.

Entre as 154 obras contemplados para o Amazonas estão a construção de escolas de tempo integral, unidades básicas de saúde, creches e outros equipamentos públicos voltados à melhoria da qualidade de vida das pessoas.

Os projetos serão coordenados pelos ministérios da Saúde, Educação, Cultura e Esporte. No total, foram selecionados 6.778 obras e equipamentos nos 26 estados e no Distrito Federal, alcançando 59% dos municípios brasileiros.

Estados e municípios tiveram participação ativa no Novo PAC Seleções, inscrevendo propostas em todas as modalidades. No total, 3.270 municípios foram contemplados, dos 26 estados e Distrito Federal, beneficiando a população com estruturas e equipamentos que ampliam os direitos nas áreas de saúde, educação, cultura e esporte.

Ainda no primeiro semestre de 2023, o Amazonas apresentou como prioridade para serem contempladas pelo Novo PAC, as seguintes demandas: revitalização e construção de aeródromos em oito municípios do interior; revitalização do Porto da Manaus Moderna; construção de conjunto residencial; implantação de novas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) em municípios do interior, ampliando o trabalho já realizado pelo governo estadual; implantação de novas bases fluviais de policiamento e aquisição de mais viaturas aquáticas blindadas; pavimentação e modernização das rodovias BR-319 e BR-174; instalação, revitalização e ampliação de sistemas de abastecimento de água no interior.

 

 

Foto: Diego Peres / Secom

Leia mais: Conselheiro do TCE-AM palestra em seminário ambiental em Santa Catarina

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -