26.3 C
Manaus
quarta-feira, abril 24, 2024

Eleições 2024: saiba como quitar multas com a Justiça Eleitoral

É de suma importância que o eleitor consulte agora sua situação e, descubra se há multas em aberto e, caso tenha, confira o passo a passo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para quitar débitos eleitorais

Por

Eleitoras e eleitores brasileiros que pretendem comparecer às urnas nas Eleições Municipais de 2024, porém, possuem pendências em relação ao pagamento de multas eleitorais podem quitar débitos eleitorais utilizando PIX, boleto ou cartão de crédito.

A votação ocorre em outubro; todavia, o prazo para resolver pendências com a Justiça Eleitoral encerra em 8 de maio. No dia seguinte, 9 de maio, o cadastro eleitoral é fechado e só será reaberto após o pleito. Ou seja, para escolher representantes para os cargos de prefeito e vereador e garantir outros direitos, é necessário estar em dia com a Justiça Eleitoral.

É de suma importância que o eleitor consulte agora sua situação e, descubra se há multas em aberto e, caso tenha, confira o passo a passo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para quitar débitos eleitorais.

 

1º passo – Consulte sua situação eleitoral

Consultar a situação eleitoral é simples, fácil e pode ser feito pelo seu celular. Basta acessar o Portal do TSE, informar nome, número do título ou CPF, data de nascimento e os nomes da mãe e do pai. Depois, clique no botão amarelo “Consultar”. Se você não tem pendências, tudo certo. Mas, se descobriu a existência de débitos eleitorais, pule para a próxima etapa.

2º passo – Tenho uma ou mais multas. E agora?

Se você faltou e não justificou a ausência às urnas em uma eleição passada ou deixou de comparecer aos trabalhos eleitorais, terá de pagar uma multa. Mas fique tranquilo: a solução está ao alcance de um clique. Na mesma página da consulta, você pode escolher a forma de pagamento: por PIX, cartão de crédito ou boleto bancário.

Caso prefira, também é possível quitar o débito pelo aplicativo e-Título, disponível nas plataformas iOS e Android.

É essencial que os cidadãos participem das Eleições Municipais de 2024 e exerça o seu direito de voto para escolher democraticamente quem irá representá-lo pelos próximos 4 anos.

 

Fonte: Tribunal Superior Eleitoral – TSE

Ilustração: Marcus Reis

Leia mais: ‘Fim da saidinha’: discussões sobre pl revelam os desafios da ressocialização de presos no Brasil

Fique ligado em nossas redes

spot_img

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -