26.3 C
Manaus
sábado, abril 13, 2024

Ex-primeira-dama é suspeita de envolvimento no assassinato do presidente do Haiti

Jovenel Moise foi assassinado na madrugada de 7 de julho de 2021, após ter a casa invadida por comandos colombianos

Por

A esposa do presidente do Haiti Jovenel Moïse, assassinado em julho de 2021, está entre as 51 pessoas acusadas pela Justiça haitiana de envolvimento na morte do próprio marido. Martina Moïse teria dado declarações contraditórias sobre o ataque ao esposo, de acordo com o documento de acusação.

Segundo o documento, as declarações dadas pela primeira dama são “suficientes” para indiciá-la. Além dela, m ex-primeiro-ministro e um ex-policial também são citados no caso.

O juiz Walther Voltaire, quem julga o caso, pede que a viúva e as outras 50 pessoas sejam enviadas ao tribunal penal “para serem julgadas por acusações de associação criminosa, roubo à mão armada, terrorismo, assassinato e participação em assassinato, crimes cometidos em prejuízo” de Moïse.

De acordo com o juiz, as acusações contra a ex-primeira-dama são “consistentes” e as provas são “suficientes”, além do mais, “as declarações (…) estão carregadas de contradições [em relação a outros testemunhos], deixam a desejar e a desacreditam”, diz um trecho do documento.

O documento ainda cita um dos principais réus do caso sob custódia no Haiti, Joseph Badio, que alega uma conspiração da ex-primeira-dama com outras pessoas para assumir a presidência do país.

O jornal americano New York Times procurou o advogado de defesa da ex-primeira-dama, e pontuou que a defesa já havia negado as acusações na queixa criminal, alegando que a então senhora Moïse teria sido “uma vítima, assim como os filhos que estavam lá e o marido”.

Jovenel Moise foi assassinado na madrugada de 7 de julho de 2021, quando uma equipe de comandos colombianos, contratados por uma empresa de segurança da área de Miami, invadiu a casa do presidente.

Jovenel e Martina Moise foram baleados depois que os homens armados entraram no quarto do casal e saquearam a casa, aparentemente em busca de documentos e dinheiro.

Fique ligado em nossas redes

spot_img

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -