27.3 C
Manaus
domingo, fevereiro 25, 2024

Governo do AM entrega alevinos e aeradores para psicultores de cinco municípios

As entregas ocorreram em Manaus, no Parque Multiuso Dr. Eurípedes Ferreira Lins, quilômetro 2 da rodovia BR-174

Por

Mais de 60 piscicultores em cinco municípios do Amazonas, foram beneficiados, na segunda-feira (22/01), com as entregas de 100 mil alevinos e oito aeradores, realizadas pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), em conjunto com a Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS) e o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal (Idam).

As entregas foram realizadas pelo governador Wilson Lima, em ação de fomento em Manaus, no Parque Multiuso Dr. Eurípedes Ferreira Lins, no quilômetro 2 da rodovia BR-174 (Manaus – Boa Vista/RR).

De acordo com o secretário da Sepror, Daniel Borges, o ano de 2024 iniciou com saldo positivo para o setor primário. Seguindo a determinação do governador Wilson Lima para atender o produtor rural, com entregas de fomento para o desenvolvimento econômico da região.

“Estamos fomentando o setor primário, entregando alevinos e aeradores para a piscicultura, visando potencializar a produtividade local. Isso faz com que o piscicultor gere renda para sua família”, ressalta Daniel.

Alevinos

Foram entregues 100 mil alevinos de tambaqui, divididos para 60 piscicultores dos municípios de Iranduba e Rio Preto da Eva (a 27 e 57 quilômetros distantes da capital, respectivamente), e para a zona rural de Manaus.

Um dos beneficiados, o piscicultor da zona rural de Manaus, José Venâncio, diz que possui dois tanques em sua propriedade. Ele, que recebeu 2 mil alevinos, comenta que o fomento incentivou sua produção, além de diminuir seus custos na piscicultura.

“É muito importante receber os alevinos, porque o custo de um milheiro é R$ 250. Então, é um gasto. E como recebi esse benefício, já ajuda muito, é um incentivo no início da minha produção. Com essa aquisição do Governo, favorece muito nós que somos piscicultores”, finaliza José.

Os alevinos são oriundos do Centro de Tecnologia, Produção e Conservação de Recursos Pesqueiros (CTPC), situado no Distrito de Balbina, em Presidente Figueiredo (a 117 quilômetros de Manaus). O Centro é referência na reprodução de peixes nativos, como o tambaqui e a matrinxã. A produção de pós-larvas e alevinos são distribuídos gratuitamente para os piscicultores em municípios com potenciais produtivos na atividade.

Aeradores

Por meio da ADS, foram entregues oito aeradores do tipo 1.5 cv para dois piscicultores: Edinaldo Soares, do município de Barreirinha (a 331 quilômetros de Manaus); e o Milton César, de Itacoatiara (a 176 quilômetros de Manaus).

Em 2023, foram investidos R$ 737,2 mil em aeradores, beneficiando 69 piscicultores do Amazonas. Os equipamentos são disponibilizados aos produtores a preços subsidiados em até 80% por meio do edital aberto disponível no site da ADS: www.ads.am.gov.br.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror)

 

Leia mais: Técnicos do TCE-AM auxiliam gestores municipais sobre mudanças na Nova Lei de Licitações

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -