32.3 C
Manaus
sábado, fevereiro 24, 2024

URGENTE: Governador de Roraima tem mandato cassado e TRE-RR determina eleições

Os magistrados cassaram os cargos do governador Antônio Denarium (PP) e do vice Edilson Damião (Republicanos) por 5 votos a 2, e uma nova eleição será realizada no estado

Por

Após seis horas de julgamento, a corte do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) cassou, nesta segunda-feira (22), o mandato do governador Antônio Denarium (PP) e do vice Edilson Damião (Republicanos). Por 5 votos a 2, a decisão dos magistrados ocorreu em virtude de abuso de poder econômico. Assim, a corte eleitoral determinou a realização de novas eleições.

A Ação de Investigação Judicial Eleitoral foi instaurada pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB), encabeçado pelo senador Romero Jucá e pela ex-prefeita Teresa Surita, que enfrentou uma derrota nas eleições de 2022.

O MDB fundamentou a denúncia com uma série de irregularidades no repasse de R$ 70 milhões para municípios que apoiavam o governador Antonio Denarium na reeleição. Esse montante foi autorizado pela Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR).

A desembargadora Tânia Vasconcelos, relatora da Ação de Investigação Judicial Eleitoral, propôs a cassação do mandato do governador, além de pleitear sua inelegibilidade por oito anos. Seu parecer foi respaldado pelos votos dos juízes Joana Sarmento, Felipe Bouzada, Renato Albuquerque e Elaine Bianchi, enquanto os juízes Francisco Guimarães e Ataliba Albuquerque se manifestaram de maneira divergente.

Cassações

Cabe ressaltar que anteriormente, em 14 de agosto de 2023, o governador já havia tido seu mandato cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Roraima, sob a acusação de distribuição de cestas básicas durante o período eleitoral de 2022, em uma ação promovida pelo partido Avante.

Antônio Denarium enfrentou sua segunda cassação de mandato por parte dos juízes do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) em 7 de dezembro de 2023, conforme noticiado pelo Portal O Convergente. Na ocasião, a cassação do governador decorreu após sua participação na execução de reformas nas residências de eleitores roraimenses, por meio do programa “Morar Melhor”, durante o ano de 2022.

Denúncias

O Convergente noticiou também uma série de denúncias envolvendo Denarium. Uma delas foi em setembro de 2023. O seu aliado, o deputado estadual Chico Mozart (PP), teve o mandato cassado por corrupção eleitoral.

Leia mais: “Ele mentiu para os evangélicos”, afirma Feliciano sobre Lula por decisão de anulação de isenção de tributos

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -