A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) completa, nesta sexta-feira (12), 23 anos de fundação no Amazonas. Atualmente com mais de 25 mil estudantes regularmente matriculados na graduação e, também, na pós-graduação, é a maior universidade multicampi do País, ou seja, é a instituição de ensino superior brasileira com o maior número de unidades que integram a sua composição.
Em postagem nas redes sociais, a instituição afirmou que se orgulha das conquistas durante os 23 anos de atividades, sendo a maior delas a formação de tantos profissionais na capital e interior do Amazonas.
“A UEA tem como missão promover a educação, construir o conhecimento científico e fomentar a inovação tecnológica para atender às demandas e se integrar com a sociedade de forma a superar o desafio de desenvolver a Amazônia com sustentabilidade”, diz um trecho da publicação.
Ver essa foto no Instagram
Histórico
Apesar da data de fundação, foi em 3 de agosto de 2001 que as atividades acadêmicas iniciaram na universidade. Em 30 de junho de 2005, foi realizada a formatura da primeira turma, com 7.150 alunos do curso Normal Superior do Programa de Formação de Professores (Proformar) – um projeto vencedor do prêmio Objetivos do Milênio e apontado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) como modelo a ser seguido por outros países.
Além dos cursos de graduação, sendo esses Bacharelados, Licenciaturas e Tecnológicos, a Universidade também concentra esforços para ampliar a oferta de Pós-Graduação nas mais diversas áreas de pesquisa. Atualmente, a instituição possui 286 cursos, sendo 64 regulares e 22 de oferta especial, contabilizados por município de oferta, e 68 cursos contabilizados por nomenclaturas. A UEA oferta ainda 64 cursos de pós-Graduação Lato Sensu (Especialização), 15 cursos de Mestrado e cinco de Doutorado (Stricto Sensu), além de oito cursos de Minter e Dinter (programas de mestrado e doutorados interinstitucionais.
Receba no seu WhatsApp notícias sobre a política no Amazonas.