Sendo um dos convidados, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi fortemente aplaudido ao chegar à cerimônia de posse do presidente eleito da Argentina, Javier Milei, nesse domingo (10).
O ex-presidente foi recebido aos gritos de “Bolsonaro, Bolsonaro” por brasileiros e argentinos que acompanhavam a posse.
Ao notar o alvoroço do público, Bolsonaro sorriu, com seguranças ao redor, enquanto levantava as mãos com gestos de “vitória” e, logo após, entrou na Assembleia Legislativa da Argentina, para início das formalidades de posse.
Enquanto Bolsonaro marcou presença na posse e foi bem recebido pelo público, o atual presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), foi criticado pela imprensa argentina por não comparecer.
Uma repórter da Televisión Pública chegou a dizer ao vivo que brasileiros demonstraram profundo “descontentamento” com a ausência de Lula na posse.
Vale lembrar que Lula foi convidado pela futura ministra Diana Mondino, das Relações Exteriores, que viajou ao Brasil para entregar uma carta de Milei ao petista. No entanto, quem o representou na cerimônia foi o ministro das Relações Exteriores, o chanceler Mauro Vieira.
Leia mais: Em discurso de posse, Milei defende ajuste fiscal como “luz no fim do túnel” para Argentina
____
Por Camila Duarte com informações do Metrópoles
Revisão textual: Vanessa Santos
Receba no seu WhatsApp notícias sobre a política no Amazonas.