28.3 C
Manaus
sexta-feira, julho 26, 2024

Organização vê ‘risco amplo’ de segurança da América Latina em tensão entre Venezuela e Guiana

A Organização dos Estados Americanos solicita uma reunião especial para discutir as medidas que podem ser adotadas

Por

A Secretaria-Geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), liderada por Luis Almagro, classificou como “ilegal e ilegítimo” o referendo sobre a região de Essequibo, convocado pelo presidente venezuelano Nicolás Maduro.

Em nota, o gabinete denunciou a “posição agressiva” do governo da Venezuela em relação à Guiana e disse que as crescentes tensões entre os dois países são “preocupação para a regurança regional”.

O referendo, na qual mais de 90% dos venezuelanos votaram a favor, é sobre a anexação do Essequibo à Venezuela. De acordo com a nota da OEA, o documento representa o uso “antidemocrático dos processos democráticos” por parte de Maduro.

“As recentes ações adotadas pelo regime na Venezuela não só colocam em perigo o desenvolvimento e a estabilidade da Guiana, mas representam risco mais amplo para a segurança da América Latina e do Caribe”, afirmou a nota.

Almagro ainda pediu ao Conselho Permanente da Organização para que convoque uma reunião especial para “discutir possíveis medidas a fim de mitigar” as tensões entre os países.

No domingo (3), os venezuelanos votaram a favor ao referendo sobre o estatuto da região de Essequibo, 160 mil quilômetros quadrados de selva rica em recursos naturais.

*Com informações da Agência Brasil

Leia mais: Com tensão entre países, Comissão no Senado analisa relatório de indicações às embaixadas na Guiana e Venezuela

📲 Receba no seu WhatsApp notícias sobre a política no Amazonas.

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -