34.3 C
Manaus
sexta-feira, fevereiro 23, 2024

“Papel central em prol da paz”, diz Lula sobre atuação de Catar na trégua entre Hamas x Israel

A declaração foi dada pelo político ao participar de um evento com empresários em Doha com o objetivo de atrair investimentos para o Brasil

Por

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) elogiou, nesta quinta-feira (30), os esforços do Catar para negociações de paz entre Israel e Hamas na Faixa de Gaza.

“Neste momento, em que a guerra volta a assolar o Oriente Médio, o Catar volta a desempenhar papel central em prol da paz no conflito Israel-Palestina”, disse o presidente.

“Quero saudar a mediação do Catar para o acordo anunciado há poucos dias entre Israel e o Hamas, que envolve a libertação de reféns em troca de uma trégua temporária e a libertação de prisioneiros palestinos”, ressalta.

A declaração foi dada pelo político ao participar de um evento com empresários em Doha com o objetivo de atrair investimentos para o Brasil. Para ele, o Catar é, atualmente, “uma de nossas principais portas de entrada para negócios com o Oriente Médio”.

O acordo entre as duas partes do conflito foi prolongado por mais um dia e deve durar até esta sexta-feira (1º). Essa é a segunda vez que eles estendem o período do cessar-fogo, que teve início na última sexta-feira (25).

Nesta tarde, o presidente embarca para Dubai, onde participará da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2023, a COP 28.

Poucos minutos antes do fim do último acordo de trégua, as forças israelenses anunciaram que um novo acordo foi feito com o Hamas para prolongar a pausa nos bombardeios por mais um dia nesta quinta-feira. A trégua dura sete dias, desde o seu início na última sexta-feira (25).

No Fórum, Lula ainda disse que Catar é, atualmente, “uma de nossas principais portas de entrada para negócios com o Oriente Médio”, citando um “vibrante empresariado” com interesse pelo Brasil na região.

Leia mais: ”Ministro do Supremo não tem lado político”, comenta Flávio Dino após visita ao Senado

__

Por July Barbosa com informações CNN

Revisão textual: Vanessa Santos

Foto: Divulgação

📲 Receba no seu WhatsApp notícias sobre a política no Amazonas.

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -