24.3 C
Manaus
quarta-feira, abril 17, 2024

Senado Federal protocola entrada da Bolívia no Mercosul

Uma possível entrada da Bolívia no grupo sul-americano já é debatida desde a primeira gestão de Lula frente à Presidência da República

Por

O Senado Federal aprovou, na última terça-feira (28/11), o protocolo de adesão da Bolívia ao Mercosul. Agora, a proposta segue para ratificação de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Apenas Eduardo Girão (Novo-CE) e Cleitinho (PL-MG) se manifestaram contra a entrada da nação no bloco econômico. Uma possível entrada da Bolívia no grupo sul-americano já é debatida desde a primeira gestão de Lula frente à Presidência da República.

Relator da ação, o senador Chico Rodrigues (PSB-RR) afirmou que o avanço da pauta ajudará no comércio na América do Sul.

“Não menos importante é a abertura ou ampliação de mercado para as empresas brasileiras, com a possibilidade de uso de energia mais barata, a lembrar que Brasil e Argentina já são os principais parceiros comerciais da Bolívia”, escreveu.

A matéria, aprovada em outubro pela Câmara, segue para promulgação.

Para ser aceita como membro do Mercosul, a Bolívia precisa da concordância de todos os países integrantes, com a respectiva aprovação de seus parlamentos. Faltava apenas o aval do Brasil.

Na prática, o Senado aprovou o Projeto de Decreto Legislativo que contém o protocolo de adesão da Bolívia ao Mercosul, assinado em 2015. A partir da vigência do documento, será criado um grupo de trabalho com representantes de todos os países-membros, que terá 180 dias para concluir um cronograma de adoção gradual das regras do bloco pela Bolívia em um período de quatro anos.

Leia mais: Na Arábia, Lula destaca investimentos brasileiros em energia verde

__

Por July Barbosa com informações CNN

Revisão textual: Vanessa Santos

Foto: Divulgação

📲 Receba no seu WhatsApp notícias sobre a política no Amazonas.

Fique ligado em nossas redes

spot_img

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -