O Governador Wilson Lima apresentou, na manhã desta quarta-feira (8/11), o plano de implantação do Grupamento Integrado de Combate a Incêndio e Proteção Civil (GCIP) aos prefeitos de 21 municípios, que receberão bases para atuar na prevenção e combate aos incêndios florestais e urbanos.
De acordo com Lima, 92% das queimadas registradas no Amazonas vêm desses 21 municípios. Inicialmente, cinco bombeiros serão capacitados para atender cada município.
“Todo o sistema de segurança está envolvido neste projeto. Existe um cronograma onde as prefeituras devem entregar uma documentação de manifestação de interesse nesse programa. Esses cinco bombeiros serão essenciais para fazer o trabalho inicial, mas dependendo da situação, a gente vai avaliar de acordo com o município”, pontuou o governador.
Para equipar os profissionais, o Estado irá receber repasse do Governo Federal ainda esta semana.
“O ministro Flávio Dino assinará, na sexta-feira, um convênio junto com o secretário nacional de segurança, que repassará 23 milhões para a compra de equipamentos. Nós já temos alguns recursos aprovados pelo Fundo Amazônia, e o BNDES prometeu agilizar também”, ressaltou Wilson.
O projeto será coordenado pelo Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM). De acordo com o Comandante do Corpo de Bombeiro, Orleilso Muniz, o órgão passará a atender 21 municípios com um sistema mais completo.
“O programa conta com salas de situação que o Corpo de Bombeiros tem, terá estrutura dos equipamentos, de profissionais, monitoramento via satélite, tudo para ampliar a atuação”, finalizou o representante do órgão.
Leia mais: Em Humaitá, fazendeiro é condenado pela Justiça por desmatar mais de 150 hectares de mata
__
Por July Barbosa
Revisão textual: Vanessa Santos
Foto: Divulgação
Receba no seu WhatsApp notícias sobre a política no Amazonas.