32.3 C
Manaus
sexta-feira, julho 5, 2024

Em uma semana, conflito em Israel já deixou mais de 3 mil mortos

Três brasileiros já morreram desde o início do confronto

Por

O conflito no Oriente Médio completa 1 semana neste sábado (14). O conflito entre Israel e o grupo extremista Hamas já deixou ao menos 3.099 mortos, dentre elas três brasileiros.

Em 7 de outubro, o Hamas atacou Israel e reivindicou a autoria do ataque. Em resposta, o primeiro-ministro israelense, Benjamim Netanyahu, declarou guerra ao grupo extremista e falou em “destruir“ a organização.

Desde então, 1.799 são palestinos, segundo o Ministério da Saúde da Palestina, e ao menos 1.300 são israelenses, de acordo com a Defesa de Israel, já morreram nos confrontos.

O conflito entre Israel e Palestina se estende há décadas. Em sua forma moderna, remonta a 1947, quando as Nações Unidas propuseram a criação de dois Estados, um judeu e um árabe, na Palestina sob mandato britânico. Israel foi proclamado no ano seguinte. Desde então, há uma disputa por território e o Hamas faz frente nessa disputa.

O nome em árabe é um acrônimo para Movimento de Resistência Islâmica, que teve origem em 1987 após o início da primeira intifada palestina contra a ocupação israelense da Cisjordânia e da Faixa de Gaza.

Ele é considerado terrorista por Israel e por várias outras nações, como Estados Unidos, União Europeia e Reino Unido.

Brasileiros

A primeira aeronave da FAB com brasileiros que estavam em Israel pousou em Brasília na quarta-feira (11), por volta das 4h. O pouso ocorreu na Base Aérea de Brasília, com 211 brasileiros resgatados da guerra de Israel.

O ministro da Defesa, José Múcio, afirmou que o governo federal, orientado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), repatriará todos os brasileiros que quiserem sair da zona da guerra entre Israel e Hamas.

O terceiro avião da Força Aérea Brasileira (FAB) com brasileiros repatriados de Israel após os ataques do Hamas pousou no aeroporto do Recife (PE), às 06h07, desta sexta-feira (13).

A bordo da aeronave modelo KC-390, estavam 69 pessoas, sendo que cinco desembarcaram em Recife. As demais irão para a Base Aérea de São Paulo, em Guarulhos (SP).

Outras três aeronaves estão no processo de retirada de mais cidadãos brasileiros do país do Oriente Médio. A operação foi nomeada “Voltando em Paz” pelo governo federal.

Leia mais: Militares de Israel ordenam que civis palestinos fujam em 24h

📲 Receba no seu WhatsApp notícias sobre a política no Amazonas.

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -