O deputado estadual Dr. George Lins (UB) apresentou, na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), o Projeto de Lei nº 893/2023, que propõe que os cirurgiões-dentistas integre a equipe multiprofissional de saúde dos hospitais públicos do Amazonas. O projeto também se estende às Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) com o objetivo de garantir cuidados com a saúde bucal dos pacientes.
De acordo com o projeto, os cirurgiões-dentistas atuariam nas equipes multiprofissionais em ambiente hospitalar realizando a avaliação e diagnóstico de infecções da cavidade bucal; o tratamento de condições bucais que possam afetar a saúde sistêmica; a higiene bucal para prevenir infecções respiratórias; exodontias; cirurgias buco maxilares, quando necessário; entre outros procedimentos.
O deputado Dr. George Lins destaca que a inclusão de atendimento odontológico em hospitais e UTIs não apenas promove a saúde bucal dos pacientes, mas também contribui para a prevenção de infecções hospitalares que podem desencadear patologias respiratórias e até cardíacas.
“Esse PL é uma contribuição valiosa para o saneamento da saúde bucal, onde muitas vezes o paciente, internado em determinado hospital portando patologia diferente de doença odontológica, pode ser surpreendido ao adquirir patologia de natureza bucal capaz de agravar seu quadro clínico”, destacou o deputado Dr. George na justificativa.
Dr. George ressalta, ainda, que é raro encontrar um cirurgião-dentista fazendo parte da equipe multiprofissional das UTls. “A grande maioria dos pacientes de UTI não possui meios para reclamar de seu estado de saúde e seus incômodos. Os profissionais responsáveis por cuidarem da manutenção de suas vidas e saúde devem estar presentes na equipe multiprofissional, que deve ser a mais completa possível”, frisou.
O projeto de lei também propõe que os cirurgiões-dentistas do quadro de funcionários da Secretaria Estadual de Saúde do Amazonas (SES-AM) integrem as equipes hospitalares.
*Com informações da assessoria
Receba no seu WhatsApp notícias sobre a política no Amazonas.