29.3 C
Manaus
sábado, outubro 5, 2024

Amazonas tem apenas metade da energia restabelecida e linhão segue insuficiente

Algumas cidades do Estão ainda estão totalmente sem energia

Por

O início da tarde desta terça-feira (15) é de incerteza quanto ao retorno da energia no Amazonas. O apagão de hoje foi parcialmente controlado com produção local, mas que atende apenas 50% da população. Com metade da produção sem volta, apenas o retorno do Linhão de Tucuruí será capaz de devolver a normalidade, meta ainda sem previsão.

De acordo com a Amazonas Energia, Parintins e Itacoatiara, que são ligadas ao Sistema Interligado Nacional (SIN), estão totalmente sem energia.

Leia mais: Após TAC firmado com MPAM, Amazonas Energia deve pagar R$ 5 mil por propaganda ofensiva

Manacapuru, Iranduba e Presidente Figueiredo estão apenas com as cargas prioritárias dos hospitais normalizadas.

Em nota divulgada na manhã desta terça-feira (15), o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou que a interrupção de energia que atingiu diversos estados, por volta das 8h30, ocorreu por causa da abertura de interligação da rede de operação do sistema nacional, entre as regiões Norte e Sudeste.
Segundo a nota, foram interrompidos 16 mil megawatts (MW) de carga, nos estados do Norte e Nordeste. A interrupção também afetou estados do Sudeste.

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, determinou a criação de uma sala de situação para acompanhar o processo de recomposição do sistema e para apurar a ocorrência.

Pelas redes sociais, o ministro informou que está retornando ao Brasil para acompanhar de perto os procedimentos com as equipes vinculadas à sala de situação. Ele estava no Paraguai, onde acompanhava o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em pautas comuns aos dois países, inclusive a de produção de energia.

 

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -