Na manhã desta terça-feira (01), a Câmara Municipal de Manaus (CMM) abriu os trabalhos parlamentares do segundo semestre de 2023 após o recesso parlamentar. Após a realização da sessão plenária, os parlamentares participaram da cerimônia de inauguração da Diretoria de Comunicação Jornalista Haroldo Furtado (Dicom) e do anúncio da nova grade de programação da TV (canal 6.3 na televisão aberta) e Rádio (105.5 FM) Câmara.
A nova redação de jornalismo faz homenagem ao jornalista Aroldo Furtado, que morreu em 2021, aos 73 anos. Aroldo foi ex-diretor de Comunicação da Casa Legislativa e ex-secretário de comunicação do município. A família do homenageado esteve presente e participou do descerramento da placa da diretoria de comunicação.
Na gestão do presidente da CMM, vereador Caio André (Podemos), a redação foi ampliada e passou a ter 44m². As instalações incluem a redação, um estúdio para a gravação de programas de TV e outro para produtos de rádio. Assim, a nova estrutura deve comportar 20 profissionais nas áreas de jornalismo, design, edição de vídeo, social media, fotografia, além de coordenadores e estagiários.
A renovação permite que produtos da TV Câmara, como o novo matutino da grade, “Bom Dia Câmara”, sejam gravados na redação em uma proposta mais moderna. A Dicom também adequou o estúdio onde serão gravados produtos como o jornal das 18h, “CMM Notícias”, e o boletim informativo “Momento Câmara”.
O “Bom dia Câmara” entrará na grade da Casa e levará informações em tempo real sobre tudo o que acontece na cidade e detalhes sobre o trabalho dos vereadores de forma dinâmica e interativa. O “CMM Notícias”, jornal das 18h do parlamento que faz o resumo do que foi destaque no plenário Adriano Jorge, também foi repaginado e ganhou cenário próprio e nova identidade visual.
Outra inovação adotada pela TV Câmara é a interpretação em Língua Brasileira de Sinais (Libras) na transmissão ao vivo dos telejornais “Bom dia Câmara”, “jornal das 18h”, “CMM Notícias” e “Boletim Momento Câmara”. Uma iniciativa que amplia o acesso às sessões plenárias para o jornalismo.
Durante o período ordinário, que se inicia hoje (01/08) e vai até o dia 15 de dezembro de 2023, segundo semestre da atual legislatura, voltam a ser realizados os trabalhos e as deliberações regulares da Câmara Municipal, em dia, hora, e local pré-fixados no Regimento Interno do Poder Legislativo.
Em sua fala na abertura das atividades em plenário, Caio André deu as boas-vindas aos parlamentares e mencionou a implementação do novo sistema para sessões plenárias que inclui o uso de reconhecimento facial para o registro de presença por meio de tablets. Esses também servirão para auxiliar nas votações, aprovação de projetos, apresentação de matérias, entre outras funcionalidades.
Leia mais: Bancada da CMM sofre alteração após incorporação do partido PSC ao Podemos
—
Por Karina Garcia com informações da assessoria de comunicação da CMM
Revisão: Vanessa Santos
Foto: