28.3 C
Manaus
domingo, junho 23, 2024

“O cenário econômico do Amazonas promete ser de grandes desafios” diz especialista sobre aumento da gasolina

“Os preços dos combustíveis, não apenas da gasolina, têm oscilado devido o preço de paridade utilizado pela Petrobrás" destaca economista

Por

Um dos fatores que pesa no bolso dos motoristas em geral é o valor da gasolina. Em Manaus, mesmo com a redução de preço na refinaria, os postos de combustíveis aumentaram o valor, causando indignação à população manauara.

Segundo um motorista, que optou em não se identificar, informou à equipe de Portal O Convergente: “Esse aumento é bem complicado, principalmente para quem tem família, filhos, infelizmente o aumento desse preço não foi esperado e o jeito é aceitar”.

Para entendermos melhor sobre essa oscilação, procuramos o economista Alison Rezende que nos informou sobre causas, consequência e realizou um comparativo com o ano de 2022.

Segundo o economista Alison Rezende: “Os preços dos combustíveis, não apenas da gasolina, têm oscilado devido o preço de paridade utilizado pela Petrobrás. A política do Preço de Paridade Internacional (PPI), estabelecida pela Petrobras em 2016, define que o preço cobrado pelas refinarias varia de acordo com o valor do petróleo no mercado internacional (cotado em dólar) e, também, com um cálculo que leva em conta os riscos que são parte da atividade. No entanto, os últimos aumentos foram em decorrência da volta da cobrança de impostos federais e estaduais incidentes sobre os combustíveis.”

Além, ele salientou que é o aumento do preço da gasolina prejudica a economia, já que, à medida que o valor do combustível aumenta, todos os elementos que precisam de veículos se inflacionam, atingindo desde a cadeia de produção até a venda dos produtos.

“O Amazonas sofre a influência do cenário econômico nacional, apesar de contarmos com o Polo Industrial de Manaus – PIM, que é o motor econômico do Estado, em 2022, os setores econômicos estavam se recuperando dos efeitos da pandemia do Covid-19. Apesar da recuperação iniciada em 2023, o cenário econômico do Amazonas promete ser de grandes desafios. Comparando os resultados do PIM de 2022 e 2023, houve aumento nas exportações, mas amargamos redução do faturamento no 1º quadrimestre”, destaca o economista Alison.

A vantagem do PIM é a diversidade de setores produtivos nele instalados, mantendo mais de 500 mil empregos diretos e indiretos em Manaus, contribuindo, portanto, para geração de renda localmente.

Diante disso, os postos de combustíveis em Manaus precisam seguir à risca os preços interpostos pela Refinaria, já que o aumento do preço da gasolina traz consequências tanto para a economia quanto para o bolso da população.

Por: Tatiana Nascimento

Revisora: Vanessa Santos

Colaboração: Alison Rezende

Ilustração: Marcus Reis 

Leia Mais: Governo do Acre vai pagar mais de R$ 2,8 milhões em caminhão basculante traçado

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -