O Governo do Amazonas, representado pelo governador Wilson Lima (União Brasil) e a Prefeitura de Manaus, representada pelo prefeito David Almeida (Avante), integrarão a 308ª Reunião do Conselho Administrativo da Suframa (CAS), prevista para iniciar às 15, desta sexta-feira, 24/3, no Centro de Convenções Vascos Vasques, na zona Centro-Sul da Cidade.
Além do governador e do prefeito, também são aguardadas autoridades do setor industrial, de representantes da Federação (Fieam) e do Centro das Indústrias do Estado do Amazonas (Cieam), além de economistas de instituições renomadas do Estado e do Brasil.
Sobre a 308ª Reunião do CAS
O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (Mdic), Geraldo Alckmin (PSB) estará presente nesta primeiro encontro do CAS). Na pauta, estarão a aprovação de projetos na ordem de R$ 1,5 bilhão e a geração de 1.605 mil postos de empregos. Além da Reforma Tributária, que pode de certa forma impedir os avanços da Zona Franca de Manaus (ZFM), caso não haja uma ampla discussão sobre a reforma.
Esta será também a primeira reunião de 2023 já no comando do novo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que depois de muitos anos, volta a ser presidida pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic), recriado pelo atual governo.
Novo nome
Há também a expectativa de que um nome deva ser indicado para gerir a Autarquia, uma vez que a mesma está sob o comando interino do economista Marcelo Souza, e também passou pelas “mãos” da também economista e servidora de carreira, Ana Maria de Souza, entre janeiro e fevereiro.
Entre os nomes cotados está o do ex-deputado Bosco Saraiva (Solidariedade), indicado pela bancada federal ao presidente Lula. Mas há também expectativas do nome do ex-deputado federal Zé Ricardo (PT), que “corre por fora” para ser o nome da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa).
Como funciona a reunião
O ministro do Desenvolvimento, Geraldo Alckmin, terá o apoio logístico, de segurança e de organização do Governo do Amazonas. Há previsão é de que o vice-presidente fale em coletiva de imprensa antes do início da reunião do CAS.
Na reunião está previsto a aprovação de projetos no valor de R$ 1,5 bilhões em investimentos em linhas de diversificação e implantação, com 20 novas empresas que deverão se instalar em Manaus ainda este ano.
Leia mais: Comitiva do Amazonas acompanha Alckmin em viagem a Manaus
—
Por Edilânea Souza
Fotos: Divulgação