26.3 C
Manaus
quarta-feira, abril 24, 2024

Aleam define nome de deputados líderes das legendas partidárias na 20ª Legislatura

Indicação dos nomes é prevista no Regimento Interno, no Art. 10, que estabelece que os deputados são agrupados por partidos, blocos ou bancadas, cabendo-lhes escolher um líder

Por

A Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), definiu neste primeiro mês da 20ª Legislatura (2023-2026), os deputados que farão a liderança de seus partidos no Parlamento Estadual. A indicação dos nomes é prevista no Regimento Interno, no Art. 10, que estabelece que os deputados são agrupados por partidos, blocos ou bancadas, cabendo-lhes escolher um líder.

No União Brasil, partido do governador Wilson Lima, o líder escolhido entre os seis representantes da legenda, será o deputado Dr. George Lins. Os demais membros do partido, incluindo o presidente da Aleam, Roberto Cidade, e os deputados Joana Darc, Thiago Abrahim, Adjuto Afonso, Mário César Filho, ficam como vice-líderes.

George Lins falou ao O Convergente sobre sua escolha na liderança do UB. “A escolha dos líderes partidários acontece por meio de votação entre os integrantes do partido. No meu caso, fui eleito pelos deputados do União Brasil, que confiaram em mim como interlocutor entre os órgãos da Casa Legislativa. Estou no meu primeiro mandato como parlamentar e quero atuar dando 100% de mim para atender as demandas do povo do Amazonas, em especial o povo do interior”, destacou George Lins sobre a escolha de seu nome.

O partido Avante, presidido no Amazonas pelo prefeito de Manaus David Almeida, que conta com quatro parlamentares, escolheu Daniel Almeida como o líder da legenda na Casa. Já Abdala Fraxe, Mayra Dias e Wanderley Monteiro serão os vice-líderes do Avante na Aleam.

Dan Câmara vai liderar o PSC, que também contará com a vice-liderança de Alessandra Campelo e Dr. Gomes.

Já o PL, que também tem três membros, definiu como líder o deputado delegado Péricles e na vice-liderança terá Cabo Maciel e Débora Menezes. O deputado Péricles destacou o fato de o PL ser uma das maiores bancadas do Brasil e que estará atento às demandas do Estado.

“O PL possui a maior bancada do congresso nacional e grande relevância em todo o país. Aqui no AM vamos trabalhar juntos em parceria com a sociedade civil para garantir políticas públicas que atendam às necessidades e demandas dos cidadãos amazonenses. Estou pronto para assumir essa nova responsabilidade e liderar o PL em busca de um futuro melhor para o nosso estado e para o Brasil.”, disse.

Demais líderes – Entre os partidos que têm apenas um deputado e automaticamente são apresentados como líder de seu partido, estão: Sinésio Campos (PT), Carlinhos Bessa (PV), Cristiano D’Ângelo (MDB), irmão do prefeito de Manacapuru, Beto D’Ângelo. O deputado Rozenha (PMB) é o líder do Partido da Mulher Brasileira (PMB) e Wilker Barreto do Cidadania.

Parlamentar de “primeira viagem” na Aleam, Rozenha também comentou sobre a liderança, uma vez que é o único representante do PMB no Parlamento.

“Ser líder partidário na Assembleia é muito importante. Cabe a mim defender os interesses das mulheres do Estado, e sobretudo garantir que os espaço do partido seja mantido na Assembleia”, destacou.

O deputado Wilker Barreto também comentou sobre a liderança na Casa Legislativa. “A liderança do Cidadania hoje na Assembleia ela exercida com o mesmo dinamismo do qual exerço a da Minoria. Literalmente, o posicionamento do Cidadania, o partido que desde a campanha se posicionou contra esse governo. Então a liderança do Cidadania e da liderança da Minoria, ao qual sou líder de ambos, elas são correlatas e me ajuda muito, porque a liderança me dar 5 minutos de comunicado, assim como da Minoria. Isso me permite tirar um pouco da desvantagem numérica, a nível de tempo, que as outras bancadas têm em relação a este parlamentar”, disse Barreto.

Confira como ficou as lideranças partidárias na Aleam:

Função do Líder – O líder tem as seguintes atribuições, de acordo com o Regimento Interno da Aleam: efetuar comunicação de liderança; discutir e encaminhar a votação de proposição sujeita à deliberação do Plenário, para orientar sua bancada, hipótese em que renuncia o direito a falar na qualidade de deputado, sujeitando-se às demais restrições regimentais; apresentar emendas às proposições, nos termos regimentais; indicar os membros da respectiva bancada que comporão as Comissões, mediante comunicado à Mesa; dirigir o respectivo gabinete; e integrar a Mesa Diretora ou as Comissões.

Líderes das bancadas – A Bancada da Maioria terá a liderança da deputada Débora Menezes (PL) e a Bancada Independente terá como líder o deputado Delegado Péricles (PL). A bancada da Minoria é representada pelo deputado Wilker Barreto.

 

Da Redação

Fotos: Divulgação / Ilustração: Marcus Reis

Fique ligado em nossas redes

spot_img

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -