26.3 C
Manaus
quarta-feira, abril 24, 2024

Lula divulga lista com nomes da equipe de transição de governo

Entre os nomes mais conhecidos dos grupos de trabalho, destacam-se, o dos senadores Omar Aziz, Humberto Costa, Randolfe Rodrigues, Renan Calheiros, da senadora Simone Tebet, e de Jader Barbalho. O deputado federal Marcelo Ramos também faz parte da equipe

Por

O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), oficializou, nesta sexta-feira, 11/11, a equipe de transição de governo. Entre os nomes há destaque para os políticos amazonenses, o senador Omar Aziz (PSD) na área da Segurança Pública, e o deputado federal Marcelo Ramos (PSD), que ficará na área de Indústria, Comércio e Serviços.

Os nomes selecionados por Lula possuem destaque em seus grupos políticos, a contar pela coordenação da equipe de transição, que conta com o vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB); a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann (Articulação Política); Aloizio Mercadante (Núcleos temáticos), Floriano Pesaro (Jurídico); e a esposa de Lula, Rosângela da Silva (Organização de posse).

Veja os demais nomes que compõem os grupos técnicos, com o Conselho Político; Assistência Social; Cidades; Comunicação; Desenvolvimento Regional; Direitos Humanos; Economia; Educação; Igualdade Racial; Indústria, Comércio e Serviços; Mulheres; Pequenas Empresas; Planejamento, Orçamento e Gestão; Saúde e Segurança Pública.

Confira:

Conselho Político – Fazem parte do Conselho Político, Antônio Brito, Carlos Siqueira, Daniel Tourinho, Felipe Espírito Santo, Guilherme Ítalo, Jader Barbalho, Jefferson Coriteac, José Luiz Penna, Juliano Medeiros, Luciana Santos, Renan Calheiros, Wesley Diógenes e Wolney Queiroz.

Assistência Social – A senadora Simone Tebet (MDB-MS) é o principal nome do grupo. Além dela, foram anunciados os nomes de André Quintão, Márcia Lopes e Tereza Campello.
Cidades e Habitação – O deputado eleito Guilherme Boulos (PSol-SP) afirmou, também pelas redes sociais, que participará da equipe de transição no governo eleito. Ele ficará no grupo técnico de Cidades e Habitação.

Comunicação – O ex-ministro das Comunicações Paulo Bernardo é um dos nomes que integrará o grupo. Também ex-membro da pasta, o ex-secretário-executivo das Comunicações Cezar Alvarez é mais um dos confirmados. Também foram anunciados os nomes do ex-deputado federal Jorge Bittar e da especialista em economia e direitos humanos Alessandra Orofino.

Desenvolvimento Regional – O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) será o responsável por este grupo de trabalho.

Direitos Humanos – A lista traz os nomes da deputada federal Maria do Rosário (PT-RS), do deputado estadual Emídio de Souza (PT-SP), do filósofo Silvio Almeida, do economista Luiz Alberto Melchert, de Janaína Barbosa de Oliveira, representante do movimento LGBTQIA+, e Rubens Linhares Mendonça Lopes, que integra a pasta de pessoas com deficiência do Partido dos Trabalhadores (PT).

Economia – Para a área econômica, os economistas André Lara Resende, Guilherme Mello, Nelson Barbosa e Pérsio Arida integrarão a equipe.

Educação – O coordenador do núcleo será o ex-ministro Henrique Paim, que conta também com Daniel Cara e Priscila Cruz.

Igualdade Racial – Integram a lista, o nome da ex-ministra das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos Nilma Mino Gomes, a quilombola Givania Maria Silva; o professor Douglas Belchior; o advogado da entidade Coalizão Negra Thiago Tobias; a coordenadora do Movimento Negro Unificado (MNU), Iêda Leal; a representante do movimento negro e de moradia em São Paulo Preta Ferreira e o secretário do Planejamento do Território e Participação Popular de Juiz de Fora (MG), Martvs das Chagas.

Indústria, Comércio e Serviços – Neste grupo aparecem os nomes do ex-governador do Rio Grande do Sul Germano Rigotto (MDB), o executivo da Embraer e ex-presidente da Anfavea, Jackson Schneider; o diretor do Senai, Rafael Lucchesi; e do deputado federal do Amazonas, Marcelo Ramos (PSD-AM).

Mulheres – A irmã da ex-vereadora Marielle Franco, Anielle Franco, é uma das indicadas para compor o núcleo responsável por pautas ligadas aos direitos das mulheres. Além dela, compõe a lista a economista Roseli Faria; a mestra em Direito Roberta Eugênio; a professora Maria Helena Guarezi; a ex-ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres Eleonora Menicucci e a ex-secretária nacional da Violência Contra Mulher Aparecida Gonçalves.

Pequenas Empresas – André Ceciliano, Paulo Feldmann, Paulo Okamotto e Tatiana Valente compõem a área das pequenas empresas.

Planejamento, Orçamento e Gestão – Aparecem neste grupo os nomes de Antônio Lacerda, Enio Verri e Esther Duek e Guido Mantega.

Saúde – Na saúde aparecem os nomes do senador Humberto Costa (PT), Alexandre Padilha, Arthur Chioro e José Gomes Temporão.

Segurança Pública – O senador Omar Aziz foi o escolhido para o comando do grupo de trabalho da Segurança Pública.

Mais detalhes dos nomes. Clica aqui!

 

Da Redação

Fotos: Divulgação / Ilustração: Marcus Reis

Fique ligado em nossas redes

spot_img

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -