O candidato Henrique Oliveira (Podemos) alfinetou o seu adversário na disputa pelo Governo do Amazonas, o senador Eduardo Braga (MDB), durante debate realizado na noite desta terça-feira, 27/9, na emissora Rede Amazônica.
Ao iniciar sua pergunta a Braga, Oliveira questionou se seu adversário sentia orgulho da aliança com o candidato à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Na ocasião, Henrique bebeu água e disse que aquilo não era a “cachaça de Lula”.
Em resposta, Braga pontuou que durante o governo de Lula, quando foi presidente, trabalhou em prol do Amazonas, com a ampliação do projeto Luz Para Todos, entregou cerca de 30 mil habitações para os amazonenses, criou o Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim) e o Programa Águas para Manaus (Proama). Braga disse, também, a Henrique Oliveira que o espaço do debate não era local para “brincadeiras”.
Oliveira voltou a alfinetar Braga afirmando que ele foi responsável pelo maior aumento da conta de energia elétrica quando foi ministro das Minas e Energia, no governo PT. Braga se defendeu das acusações de Oliveira e disse que já ganhou muitos processos por propagarem notícias falsas quanto aos reajustes das tarifas de energia elétrica, porque nem mesmo o presidente aumenta tais tarifas e que Henrique estava mentindo ao vivo no debate.
Henrique voltou a dizer que é vergonhoso Braga receber apoio de Lula, que é a favor do aborto, da liberação do uso de drogas, entre outras causas, e disse que ele defende a família, a liberdade, contrárias as causas de Lula que apoia Braga.
Em outro momento, na pergunta seguinte e sem ter tido o direito de resposta solicitado, Henrique disse que tudo que Braga falou é mentira.
—
Da Redação
Foto: Matheus Castro/G1