31.3 C
Manaus
sexta-feira, novembro 22, 2024

TRE-AM valida convenção realizada pelo Pros no dia 5 de agosto

Decisão foi publicada pelo TRE-AM que, por maioria dos votos, considerou todas as candidaturas registradas naquele período, quando houve a convenção partidária da legenda. O Pros realizou três convenções, sendo duas sob a direção de Edward Malta, nos dias 4 e 11 agosto, e uma dia 5 de agosto, sob a Osvaldo Cardoso Neto

Por

O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), acatou nesta segunda-feira, 19/9, a ata de convenção do Partido Republicano da Ordem Social (Pros), realizada no dia último dia 5 de agosto, presidida pelo presidente estadual da sigla, Osvaldo Cardoso Neto, em que o ex-governador José Melo (Pros) teve o nome homologado para disputar ao cargo de deputado estadual nas eleições deste ano.

A decisão foi publicada pelo TRE-AM que, por maioria dos votos, considerou todas as candidaturas registradas naquele período, quando houve a convenção partidária da legenda.

“Acordam os membros do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas em dissonância com parecer ministerial, por maioria dos votos, para considerar válida a convenção realizada no dia 5/8/2022, presidida por Osvaldo Cardoso Neto, bem como deferir o DRAP do partido Pros, nos termos do voto divergente lançado pelo desembargador Pedro Araújo Ribeiro. Vencidos a relatora, Des. Carla Maria dos Santos Reis e o Des. Marcelo Pires”, diz a decisão.
Com isso, a candidatura de José Melo e os demais pleiteantes destas eleições estão liberados a disputar os cargos eletivos.

Imbróglio – No último dia 4 de agosto, sob presidência de Edward Malta, o Pros promoveu a convenção que lançou apenas dois candidatos ao cargo de deputado federal: o próprio Malta e Fátima Mello. Neste evento, ficou decidido que o partido apoiaria a candidatura do ex-vice-governador Henrique Oliveira (Podemos) a governador.

Já no dia seguinte, 5/8, a sigla promoveu outra convenção, presidida por Osvaldo Cardoso Neto. Na ocasião, o partido lançou 23 candidaturas ao cargo de deputado estadual, incluindo a de Melo, e nove ao cargo de deputado federal. Além disso, os filiados decidiram apoiar a candidatura do ex-governador Amazonino Mendes (Cidadania) a governador.

No dia 11 de agosto, houve a terceira convenção do partido, fora do prazo previsto na legislação eleitoral. Na ata assinada novamente por Edward Malta, constavam nove candidatos a deputado federal e 22 para deputado estadual. O partido reuniu os candidatos aprovados nas duas convenções anteriores, mas excluiu três nomes da convenção do dia 5, entre eles o de Melo.

Melo ingressou com mandado de segurança junto ao TRE-AM, no dia 13 de agosto, contra a direção estadual do Pros, após o nome dele ter sido excluído da lista de candidatos elaborada pela sigla no dia 11 daquele mês.

 

Da Redação

Foto: Divulgação

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -