27.3 C
Manaus
sexta-feira, maio 24, 2024

Roraima: Hospital da Criança Santo Antônio é o único hospital infantil a atender pacientes de todo Estado  

De responsabilidade da Prefeitura de Boa Vista, unidade de Saúde completa 22 anos de serviços prestados à população, no próximo sábado, 13

Por

No próximo sábado, 13/8, o Hospital da Criança Santo Antônio (HCSA), de responsabilidade da Prefeitura de Boa Vista, e o único hospital infantil que atende pacientes da capital e dos demais municípios de Roraima,  completa seus 22 anos de serviços prestados à população, sobretudo crianças a partir dos 29 dias até 12 anos.

“Foram grandes mudanças que tivemos desde a fundação do hospital no ano de 2000. Na gestão anterior em 2015, foram iniciadas reformas, aquisição de equipamentos e ampliação de blocos. A prefeitura conta hoje com mais de 32 especialidades de atendimento, um grande avanço, pois inicialmente existiam apenas 15 especialidade” disse, o prefeito Arthur Henrique.

A prefeitura está trabalhando para ampliar ainda mais o atendimento com os leitos de internação. Em 2021, o Bloco I, o maior de internação, passou por reformas, sendo entregue em janeiro, com 33 leitos. Atualmente, o hospital conta com 10 leitos de UTI, podendo ser ampliado para mais 5.

Estrutura e educação –  Com estrutura moderna, equipamentos novos de última geração e qualificação dos profissionais, o hospital faz a diferença para continuar como referência em atendimentos. Desde 2007, o HCSA dispõe de um trabalho especial para que os pacientes em idade escolar não fiquem sem aprendizado durante o período de internação. As crianças têm aula, com a ajuda de três pedagogas cedidas pela Secretária Municipal de Educação (SMEC).

Em 2013, Laudineia Barros começou a fazer parte do quadro de servidores efetivos do HCSA como enfermeira. Em 2018, assumiu como diretora de Urgência e Emergência. Ela deixa claro que o atendimento no hospital sempre foi e vai ser pensando na melhoria da qualidade de vida das crianças e famílias atendidas.

“Desde o início da minha caminhada de trabalho, observo a evolução, tanto no atendimento quanto na capacitação desses profissionais, por meio do Curso de Segurança do Paciente e Emergências Pediátricas”.

Premiações e avanços 2017 a 2022

  • Certificação Ouro – Avanço que demonstra a melhoria da qualidade dos serviços e a redução significativa de infecção hospitalar.
  • Primeira captação de órgãos – Inseriu a capital no sistema nacional de captação de órgãos e credenciou os profissionais do HCSA para este procedimento.

Pelo 4°ano consecutivo, a unidade recebeu a certificação com desempenho Excelente do Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ), o que atesta a confiança e qualidade dos exames.

Funcionamento de bloco e atendimento:

O HCSA possui hoje, 8 blocos reformados em 100%, somando 10 áreas hospitalares, sendo:

·       Bloco A – Serviço ambulatorial e administrativo

·       Bloco B – Área de imagem e laboratorial, além da Agência Transfucional

·       Bloco C – Emergência, Trauma, Pronto Atendimento, UTI, além das áreas amarela e verde

·       Bloco D – Faturamento e manutenção predial

·       Bloco E – Lavanderia, farmácia, cozinha (Refeitório)

·       Bloco F – Centro cirúrgico, CME e repouso

·       Blocos G, H, I, J – são blocos de internação, incluindo oito leitos, UCP e nove redes de leitos de internação indígena.

— —

Da Redação com informações da assessoria de imprensa

Foto: Divulgação

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -