Os candidatos à Presidência da República nas eleições deste ano, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e André Janones (Avante), pretendem conversar sobre o cenário eleitoral. O convite partiu de Lula por meio do Twitter e nesta sexta-feira, 29/7, o candidato do Avante respondeu ao convite.
No Twitter, o deputado federal mineiro disse que alguns presidenciais não aceitaram conversar com ele, e que Lula foi o único a fazer o convite e então decidiu aceitar.
“[Jair] Bolsonaro me bloqueou, Ciro [Gomes] não aceitou encontrar comigo, [Simone] Tebet ignorou por completo minha existência, enquanto aquele que lidera as pesquisas pediu publicamente para conversar comigo. Humildade e democracia andam lado a lado. Convite aceito. Vamos conversar, Lula”, escreveu Janones em seu perfil.
Lula, de imediato respondeu ao tuítes de Janones: “Combinado. Política se faz com diálogo e juntando pessoas pelo bem comum. Vou te ligar”, anunciou Lula.
Possível aliança – A possibilidade de composição entre os dois havia sido noticiada horas antes, no fim da tarde de quinta-feira, quando Janones se apresentou nas redes sociais como um candidato para ‘defender a democracia brasileira que estaria em risco’. Na publicação, ele citou a fome que assola o País e a necessidade de um auxílio permanente de 600 reais.
Ao responder ao post, Lula escreveu: “Fico feliz. Essa também é a causa que me motiva na política, estamos juntos nisso. Vamos conversar”.
Conforme publicou o petista, o contato inicial para a composição entre os dois deve ser feito por telefone. Informações publicadas até o momento dão conta de que Gleisi Hoffmann, presidenta do PT, deve ainda intermediar uma conversa mais profunda entre eles. Ela e Janones são colegas de Parlamento.
Sinalização – Há dias, Janones, que já foi petista entre 2003 a 2012, vem sinalizando simpatia pelo ex-presidente. Inicialmente, em entrevista ao site Brasil de Fato, no sábado 23/7, ele revelou que, apesar das críticas, estará no palanque de Lula em caso de segundo turno contra Jair Bolsonaro (PL).
—
Da Redação com informações da Carta Capital
Fotos: Divulgação