27.3 C
Manaus
quinta-feira, abril 18, 2024

Reconhecida como Capital da Primeira Infância desde a gestão de Teresa Surita, Boa Vista completa 132 anos neste sábado, 9/7

Capital de Roraima ganhou destaque nacional e internacional durante a gestão da ex-prefeita e pré-candidata ao Governo roraimense no pleito deste ano, Teresa Surita

Por

A capital de Roraima, Boa Vista, estará completando aniversário de 132 anos neste sábado, 9/7. Desde 2013, devido a boa gestão da ex-prefeita e pré-candidata ao Governo roraimense, Teresa Surita (MDB), Boa Vista tem sido reconhecida nacional e internacionalmente como a “Capital da Primeira Infância”.

Foi por meio do programa “Família Que Acolhe” (FQA), que a gestão inovou o cuidado com a criança, da gestação aos seis anos de idade, fase considerada a mais importante da vida. Pouco se sabia sobre a primeira infância e Boa Vista hoje é referência no assunto. Foram mais de 25 mil gestações acompanhadas, ou seja, 25 mil crianças ganharam a chance de terem suas vidas transformadas, visando um futuro melhor.

A cozinheira, Ana Luíza da Cruz, 40 anos, encarou novamente o desafio de ser mãe em 2021, após 15 anos de sua última gestação. A pequena Valentina Nascimento, de nove meses e é sua terceira filha. Para ela, a nova experiência está sendo rica de aprendizados e vivências, que só o programa mais completo do Brasil poderia proporcionar.

“O FQA é como uma família. A gente se reúne todo mês para uma troca de experiências com outras mães. Nas minhas primeiras gestações eu não tinha tempo, sempre pagava alguém para cuidar, porque trabalhava fora. Com a Valentina é diferente, eu estou cuidando, acompanhando o crescimento, dando mais carinho e atenção. É como se fosse minha primeira gravidez, é a que realmente estou dedicando tempo e priorizando essa fase tão importante”, disse.

Capital da Primeira Infância – Em se tratando da 11ª melhor capital brasileira para criar os filhos (Revista Exame), Boa Vista, de fato, tem uma estrutura que encanta os olhos de uma criança. Com ideias e parcerias importantes, como da fundação holandesa Bernard Van Leer, a cidade vem sendo construída e pensada visando a acessibilidade, lazer e o conforto dos pequenos (Projeto Urban95).

Só olhar ao redor e observar os detalhes: tem parquinhos infantis e espaços lúdicos nas creches, playgrounds com piso emborrachado nas escolas, abrigos de ônibus temáticos, praças reformadas e construídas com foco na primeira infância. O Hospital infantil está bem mais colorido e com a cara da criançada.

A população foi ainda presenteada com 14 Selvinhas Amazônicas implantadas em diversas áreas de lazer da cidade. Os animais gigantes são brinquedos modernos que estimulam o vínculo familiar e a interação social, além de ser fofo um bichinho da Amazônia no meio de uma praça ou nos pontos turísticos da cidade.

Caminhos da Primeira Infância – O projeto trouxe uma noção de cidade perfeita para os pequenos, hoje presente em quatro bairros: Nova Cidade, Cidade Satélite, Airton Rocha e Paraviana. Imagens ilustrativas, brincadeiras, e recursos lúdicos foram instalados em muros e calçadas, interligando escolas, postos de saúde, Cras, praças e abrigos de ônibus.

São brincadeiras com intencionalidade, que estimulam o vínculo afetivo das crianças e suas famílias, enquanto caminham pelas ruas e buscam serviços nos equipamentos municipais.

Currículo – Hoje o Currículo da Educação Infantil, norteia um ensino mais lúdico para os alunos das creches e pré-escolas. As aulas ficaram mais divertidas, com brincadeiras e vivências que trazem grandes aprendizados, estimulam a socialização, fortalecem vínculos e formam caráter dos alunos na fase dos 2 aos 6 anos de idade.

Formando profissionais e humanizando o atendimento – Servidores de todas as áreas, em especial da saúde, educação e social, são capacitados para oferecer um atendimento diferenciado às crianças. Atualmente, Boa Vista dispõe do SPA em posto de saúde (Aygara), Cras e escolas com espaços lúdicos para a criançada.

Reconhecimento – O projeto, voltado à primeira infância, já rendeu vários prêmios:

  • Prêmio Prefeito Amigo da Criança – Categoria Boas Práticas (Junho 2016)
  • Prêmio Cidades Sustentáveis 2019: Redução das Desigualdades – Tema Acesso a Serviços – 2º lugar na Categoria Cidades Médias (Setembro 2019)
  • Prêmio do Conselho Nacional de Justiça de Boas Práticas para a Primeira Infância – 2º lugar na categoria Governo (Dezembro 2019)
  • Reconhecimento de Boa Prática do Comitê Gestor Intersetorial da Primeira Infância (Agosto 2021)

—-

Da Redação
Foto: Divulgação/Prefeitura de Boa Vista

Fique ligado em nossas redes

spot_img

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -