27.3 C
Manaus
sexta-feira, fevereiro 23, 2024

Roraima: Durante sessão ‘secreta’, Ale-RR aprova prorrogação de secretaria criada para a primeira-dama, Simone Denarium

Aprovação ocorreu na última segunda-feira, 27/6. Com a maioria dos parlamentares compondo a base governista, o Projeto de Lei (PL) nº 298/22, que trata da prorrogação da pasta por mais um ano, recebeu 16 votos favoráveis na sessão. O PL, de autoria do Executivo Estadual, beneficia diretamente a esposa do governador de Roraima, Antonio Denarium

Por

Durante sessão extraordinária, de portas fechadas, deputados estaduais da Assembleia Legislativa de Roraima (Ale-RR) aprovaram a prorrogação de funcionamento da Secretaria de Estado Extraordinária de Promoção, Desenvolvimento e Inclusão Social (Seedis), criada exclusivamente para Simone Denarium, esposa do governador Antonio Denarium (PP).

A aprovação ocorreu na última segunda-feira, 27/6. Com a maioria dos parlamentares compondo a base governista, o Projeto de Lei (PL) nº 298/22, que trata da prorrogação da pasta por mais um ano, recebeu 16 votos favoráveis na sessão. O PL, que beneficia diretamente a primeira-dama, é de autoria do Executivo Estadual.

Embora tenha sido aprovada a prorrogação nesta semana, a pasta ainda teria três meses de vigência, ou seja, até o mês de setembro. No ano passado quando foi criada, a informação foi divulgada no Diário Oficial do Estado de Roraima (DOE).

À época, o Governo do Estado justificou que a Seedis foi criada com a finalidade de coordenar e operacionalizar políticas públicas de responsabilidade social, desenvolvimento humano, cidadania e inclusão social, além da promoção, defesa e garantia dos direitos humanos.

No entanto, o Executivo Estadual não revelou na publicação quantos funcionários comissionados a pasta iria ter no quadro funcional e quanto cada um iria custar aos cofres públicos do Estado.

Ao fugir dos questionamentos, a assessoria de comunicação do Governo disse, por meio de nota, que “as secretarias são necessidade para melhor representação do governo em áreas importantes da administração pública, como a área social, uma das mais atingidas pela pandemia, e a área de tecnologia da informação, onde a secretaria irá atuar de forma efetiva na transparência de informações do governo de Roraima”.

Não cumpriu – Na campanha de 2018, o chefe do Executivo Estadual prometeu, inclusive, ‘enxugar’ a máquina pública com a redução de secretarias e de servidores comissionados, mas não cumpriu com o prometido e fez totalmente o oposto, criando a Seedis e dando para a esposa comandar.

O governador de Roraima, que está em seu primeiro mandato, também instituiu outras pastas com a ajuda da Assembleia, como a Secretarias de Estado Extraordinária de Relações Federativas (SEERF) e a de Estado Extraordinária de Governo Digital (SEEGD), e aumentou significativamente o número de comissionados.

Além disso, com a ajuda da Casa Legislativa, Denarium criou mais de mil cargos foram criados no âmbito do Executivo Estadual somente no início deste ano.

—-

Da Redação
Foto: Divulgação

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -