O Senado Federal aprovou nessa segunda-feira, 13/6, a criação de Comissão Externa Temporária para investigar o desaparecimento do jornalista Dom Philips, correspondente do jornal britânico The Guardian, e do indigenista Bruno Araújo Pereira, servidor licenciado da Fundação Nacional do Índio (Funai), no último dia 5 de junho, na comunidade ribeirinha São Rafael, próximo ao município de Atalaia do Norte.
Criada por meio do requerimento Nº RQS 474/2022, apresentado pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), a comissão atuará durante 60 dias e será composta por nove membros titulares.
Para Randolfe, a necessidade de apuração do caso se dá diante dos recorrentes ataques aos defensores da preservação e do desenvolvimento sustentável na Amazônia. Além disso, é uma forma de apurar omissões governamentais na proteção de ativistas ambientais e o estímulo a ataques àqueles que atuam em prol da preservação da floresta, avalia o senador.
“O nosso requerimento foi aprovado e agora o Senado criará uma Comissão Externa para investigar caso de Dom Phillips e Bruno Pereira. A comissão também irá investigar outros casos de violência na Amazônia. Pedimos urgência (máx. 24h) na indicação dos membros da comissão!”, escreveu Randolfe no Twitter.
—
Da Redação com informações da Agência Senado
Fotos: Divulgação