Enquanto populares reclamam que a cidade está “jogada às traças, em meio à lama e buracos” pelas redes sociais, a Prefeitura Municipal de Careiro Castanho, comandada por Nathan Macena (Republicanos), vem contratando empresas por meio de “gordas” licitações para assuntos “não urgentes”. Em fevereiro deste ano, o gestor municipal assinou um contrato avaliado em mais de R$ 1,5 milhão, com uma empresa de Manaus, sob a justificativa de adquirir mobiliários escolares em atendimento as unidades educacionais do município.
O Despacho de Homologação referente ao Pregão Eletrônico por Registro de Preços nº 001/2022 – CML/PMC, a empresa Y.A. da Rocha Comércio e Serviços, inscrita no CNPJ nº 02.425.219/0001-68, estabelecida no bairro Japiim, na capital amazonense, foi a única vencedora da licitação e irá receber da Prefeitura de Careiro Castanho a quantia global de R$ 1.536.350,00.
O documento foi assinado por Nathan Macena no dia 9 de fevereiro, e publicado no Diário Oficial da Associação Amazonense dos Municípios (AAM) no dia seguinte.
Contudo, não há extrato ou qualquer outro tipo de documento informando o período de vigência do contrato, bem como a descrição dos produtos fornecidos pela empresa ou quais instituições educacionais receberiam os materiais “solicitados” pela Prefeitura do município.
Conforme consultado pelo Portal O Convergente no site da Receita Federal, a Y.A. da Rocha Comércio e Serviços tem como atividade principal o comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado.
Sem resposta – A equipe de reportagem do Portal O Convergente entrou em contato com a Prefeitura de Careiro Castanho, por e-mail e telefone, para obter mais detalhes sobre a vigência do contrato e quais os produtos fornecidos pela empresa citada na matéria, além de tentar esclarecer quais entidades educacionais seriam “agraciadas”, por meio da aquisição feita pela gestão municipal, mas não obteve resposta até o momento desta publicação.
—-
Por Narel Desiree
Capa: Marcus Reis