26.3 C
Manaus
quarta-feira, abril 24, 2024

Dia do Jornalista é marcado por lançamento do ‘Selo de Jornalismo Profissional’, pelo SJPAM

O selo tem como objetivo qualificar empreendedores do ramo da Comunicação e jornalistas, que trabalham sobretudo, com ética, responsabilidade e credibilidade das informações que são repassadas à sociedade brasileira

Por

Para comemorar o Dia do Jornalista, celebrado em 7 de abril, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Amazonas (SJPAM) realizou um evento na manhã desta quinta-feira, 7/4, no salão Solimões, anexo do Palácio Rio Negro, no Centro de Manaus. Na ocasião, o SJPAM lançou o “Selo de Jornalismo Profissional”, para qualificar empreendedores do ramo da Comunicação e jornalistas, que trabalham sobretudo, com ética, responsabilidade e credibilidade das informações que são repassadas à sociedade brasileira.

De acordo com a entidade, o selo também é um meio de aproximação e de fortalecimento da entidade de classe junto aos jornalistas em todo o Amazonas. A proposta inicial do selo já vem de gestões anteriores e neste ano o Sindicato resolveu lançá-lo no Dia do Jornalista. Visando principalmente o combate a desinformação, produzida pelas conhecidas fakes news (informações falsas), que se propaga em uma grande velocidade.

Além de jornalistas, a solenidade contou a presença de representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/AM), da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), da Arquidiocese Metropolitana de Manaus, de instituições de ensino particulares do Estado, além de empresário do ramo da Comunicação.

No evento, o presidente do SJAPM, Wilson Reis, destacou que a entidade apresenta um projeto que deve mexer nas estruturas do que está colocado aí, em termo de produção jornalística.

“Buscamos nesse processo, uma relação profissional. Profissional para produzir, profissional para fazer com que essa relação tenha na produção a sua base ética valorizada e também na importância de fazer crescer a entidade representativa de jornalistas no Estado do Amazonas, que é o Sindicato, uma entidade filiada à Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), que para muitos já é conhecida”, pontuou Reis.

Adesão – O Portal Convergente será um dos portais que vai aderir ao selo como forma de mostrar a credibilidade de seu trabalho diário com a informação e por acreditar que a comunicação feita de forma correta, com a checagem das informações e uma boa apuração, pode mudar o cotidiano de manauaras, dos brasileiros e quiçá do mundo, unindo-se a outros portais de grande engajamento no Amazonas, como a Revista Cenarium e o portal O Poder.

O Convergente também já possui o selo “É fato! Jornalismo Profissional com Credibilidade”, criado por um grupo de empreendedores manauaras do ramo da Comunicação, que já vinham buscando se qualificar e fazer a diferença em um mercado que cada vez mais se torna muito competitivo, mas que nem sempre se faz o jornalismo como em sua essência, com a propagação de notícias sem fundamentações.

Sobre o Selo – O “Selo de Jornalismo Profissional” conta ainda com a parceria de entidades Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/AM), da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), da Arquidiocese Metropolitana de Manaus e Comissão de Ética da entidade.

 

—-

Por Edilânea Souza

Foto: Reprodução

Fique ligado em nossas redes

spot_img

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -