Em uma cerimônia cheia de autoridades, familiares e amigos do ex-secretário de Estado de Articulação, Luis Fabian Pereira Barbosa, tomou posse nesta terça-feira, 5/4, como conselheiro do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM). No evento, que ocorreu no auditório do TCE-AM, o novo conselheiro, emocionado falou sobre a nova responsabilidade, sobre sua experiência pública e como sua base familiar foi importante para alcançar seus objetivos.
Antes de ser definitivamente empossado, o novo conselheiro, que foi nomeado pelo governador do Amazonas Wilson Lima (União Brasil), após ter o nome aprovado por unanimidade pelos deputados da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), falou com a imprensa e destacou como pretende atuar na Corte de Contas e contribuir para a celeridade nos processos do tribunal.
“Minha atuação será sempre moldada por valores de ética, transparência e moralidade, tal qual determina a Constituição Federal. Assumirei hoje meu compromisso perante meus pares e de toda a sociedade. A prioridade vai ser levantar todos os processos que estão pendentes de julgamento e zerar a nossa pauta até o final do ano para que nós possamos dar celeridade aos novos processos de prestação de contas”, destacou.
Atuação essa, que segundo Fabian, será norteada com base em sua vasta experiência. “Nos últimos 15 anos eu estive à frente de várias pastas na Prefeitura e no Estado, quanto a ordem de despesa, e certamente me legitimo para estar aqui neste momento. Eu penso que o mais importante, enquanto julgador de contas, é sempre com senso orientador.
Orientar prefeitos, orientar secretários de estaduais e municipais, para que eles sejam bons gestores. Eu penso que a atuação repressora, e eu sempre disse isso no passado, ela deve ser sempre renegada a um segundo plano. Creio que o trabalho do Tribunal de Contas, especialmente da Escola de Contas, na informação e qualificação desses gestores é fundamental para o bom uso das contas públicas”, pontuou o novo conselheiro.
Autoridades – O evento de posse contou com a presença do governador Wilson Lima; do prefeito de Manaus, David Almeida (Avante); do presidente da Aleam, deputado Roberto Cidade (União Brasil), além de vereadores, deputados federais e estaduais, e dos integrantes da Corte de Contas.
Sobre a integração de Fabian ao time de conselheiros do TCE-AM, o conselheiro-presidente do órgão, Érico Desterro, destacou a carreira pública de Luis Fabian que substitui o então decano da Corte de Contas, o agora conselheiro-aposentado, Julio Cabral.
“O conselheiro Julio Cabral prestou um imenso serviço ao Estado do Amazonas e ao TCE, é uma pessoa que ficará marcada na história da Corte de Contas, que agora recebe a entrada de um jovem conselheiro, o Luis Fabian, que vem a acrescer com seus conhecimentos técnicos e de gestão ao colegiado do Tribunal de Contas. Desejo que ele preste um trabalho, que o tribunal tem muito importante, que é exatamente o controle externo da administração pública”, destacou Desterro.
O governador Wilson Lima desejou uma boa gestão ao novo conselheiro e falou sobre a indicação de Fabian à vaga.
“Essa é uma escolha que é feita através de votação na Assembleia Legislativa. O Fabian é alguém que tem uma vasta experiência no serviço público. Já atuou na Prefeitura e no Governo do Estado. Alguém que tem uma sensatez e equilíbrio muito grande. Eu espero que ele possa de forma muito acertada tomar decisões nesse processo de balizamento e de orientação tanto ao Estado quanto a Prefeitura no uso dos recursos públicos”, pontuou.
O evento também contou com a presença do desembargador João Abdala Simões, representando o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), do procurador-geral de Justiça do Amazonas, Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, do deputado federal Alberto Neto (PL), o defensor público-geral Ricardo Queiroz de Paiva e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-AM), Jean Mendonça.
Confira as imagens:
— —
Por Izabel Guedes
Fotos: Divulgação Secom e TCE-AM