35.3 C
Manaus
quarta-feira, setembro 11, 2024

Tarcísio de Freitas e Damares Alves se filiam ao Republicanos e devem disputar eleições deste ano

O ato de filiação aconteceu nesta segunda-feira, 28/3, em um centro de convenções em Brasília, e contou com a presença presidente nacional da sigla, Marcos Pereira; da primeira-dama e amiga de Damares, Michelle Bolsonaro, além de congressistas do partido

Por

Os ministros Tarcísio Gomes de Freitas (Infraestrutura) e Damares Alves (Mulher, Família e Direitos Humanos) se filiaram ao partido Republicanos nesta segunda-feira, 28/3. Ambos devem disputar as eleições de outubro deste ano. O ato de filiação aconteceu em um centro de convenções, em Brasília, e contou com a presença do presidente nacional da sigla, Marcos Pereira; da primeira-dama e amiga de Damares, Michelle Bolsonaro, além de congressistas do partido.

Tarcísio é uma aposta do presidente Jair Bolsonaro (PL) para o governo de São Paulo, enquanto Damares pretende disputar uma vaga no Senado pelo estado do Amapá, ou na Câmara dos Deputados, pelo Distrito Federal.

Ontem, Damares afirmou que ainda não sabe se irá se candidatar, mas que deixará o Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos até sexta-feira, 1º/4. Pela legislação, o ministro deve deixar o cargo que ocupa até seis meses antes da eleição para concorrer a um mandato eletivo.

Em entrevista, a ministra ressaltou que o anúncio de sua candidatura será feito no Amapá, no próximo dia 31, mas não confirmou para qual função se lançará. Ela voltou a mandar recado para o senador Davi Alcolumbre (DEM-AP), que tentará a reeleição como senador no Amapá. “Alcolumbre, estou chegando”, disse.

Substituição – Durante o evento de filiação, Damares disse que indicou o nome de Cristiane Britto, atual secretária nacional da Mulher na pasta, para ser sua sucessora no MMFDH. “Eu já fiz a minha indicação e a minha indicação é a secretária nacional da Mulher, para a gente dar continuidade à pauta da mulher. O presidente [Jair Bolsonaro] gosta muito da secretária”, afirmou a ministra.

Filiada ao Republicanos, Cristiane Britto integra a secretaria do ministério desde maio de 2019 e é advogada especialista em direito eleitoral.

Já Tarcísio afirmou que seu substituto, na Infraestrutura, será o atual secretário-executivo do ministério, Marcelo Sampaio. A troca deve ocorrer na próxima quinta-feira, 31/3.

No dia 16 de março, outro integrante do Executivo, o vice-presidente Hamilton Mourão, migrou do PRTB para o Republicanos. Ele pretende concorrer a uma vaga no Senado pelo Rio Grande do Sul.

Bolsonaro – Recentemente, Marcos Pereira expôs um atrito da sigla com Jair Bolsonaro. O presidente do Republicanos demonstrou irritação com a postura de Bolsonaro nas movimentações relacionadas à janela partidária, período antes das eleições em que deputados federais podem trocar de legenda sem risco de perder o mandato.

Em entrevista na Câmara, no último dia 23 de fevereiro, Marcos Pereira afirmou que Bolsonaro só estava atrapalhando as filiações ao Republicanos.

Nos bastidores, o presidente do Republicanos disse a aliados que os parlamentares bolsonaristas deveriam ser divididos entre as siglas que compõem a base governista. Na avaliação de Pereira, o PL, partido ao qual Bolsonaro se filiou, estava sendo privilegiado na distribuição.

Na segunda-feira, 28/3, Marcos Pereira afirmou que o Republicanos vai apoiar Bolsonaro nas eleições. Ele ressaltou, ainda, que tem poucas divergências com o presidente e que ter divergências é algo positivo.

—-

Da Redação com informações do G1
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -