Com discursos de agradecimentos e elogios aos agora colegas de partido, senador Omar Aziz e deputado federal Sidney Leite, o vice-presidente da Câmara dos Deputados, deputado federal Marcelo Ramos, assinou nesta quarta-feira, 9/2, sua ficha de filiação ao Partido Social Democrático (PSD). O evento de filiação de Ramos, que saiu do PL após divergências partidárias com a entrada do presidente Jair Bolsonaro na sigla, teve a presença de várias autoridades políticas do país, como o presidente nacional do PDS, Gilberto Kassab, e do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, também do partido.
Durante sua filiação, Ramos iniciou o discurso agradecendo ao presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, por ter entendido sua decisão quanto a saída do partido.
“Faço isso em reconhecimento a minha trajetória dentro do Partido Liberal. Uma trajetória onde sempre fui tratado com o mais absoluto respeito e me permitiu chegar a vice-presidência da Câmara, que me permitiu já no primeiro mandato ocupar posições destaque. Faço isso como uma mensagem ao presidente Valdemar, que sempre me tratou com o mais absoluto respeito e entendeu a absoluta incompatibilidade do que eu acredito e do que o partido escolheu para seguir”, disse Ramos ao destacar o orgulho e a trajetória que construir no PL.
No decorrer do discurso, o deputado teceu uma série de elogios aos colegas de bancada Omar Aziz e Sidney Leite e falou sobre as prerrogativas que o fizeram escolher o PSD.
“A minha premissa foi: eu só vou se for combinado com o Sidney (Leite). O Sidney tem a precedência pela contribuição que deu para a formação do nosso partido”, afirmou ao citar que se não fosse dessa forma teria escolhido outra sigla.
“Eu quero aqui dizer o que me fez escolher o PSD. Primeiro porque o PSD é um partido que se coloca no centro político e ideológico do nosso país. Que busca construir um projeto moderado. E eu sou aqueles, que fui ganhando com os acertos e com os erros, com as vitórias e derrotas da vida pública, a convicção de que a boa política se encontra no centro. No diálogo, na tolerância, no respeito a diversidade. O Brasil não cabe dentro de estereótipos. O Brasil não cabe dentro de esquerda e de direita porque ele é diverso”, destacou Marcelo Ramos, ao citar que o fato do partido não está no palanque com o atual presidente também foi uma importante motivação de sua filiação.
Elogios – O parlamentar aproveitou para falar sobre sua relação com o senador Omar Aziz, relembrou os tempos em que era fazia oposição a ele, e elogiou Aziz por sua atuação à frente da CPI da Covid-19 no Senado.
“A nossa trajetória é interessante. Porque eu era deputado de oposição na Assembleia Legislativa do senador Omar. Então Omar, o meu reconhecimento. E eu acho, que o Brasil deve a você algo que pouco se fala e pouco se falou. Se nos olharmos a curva de vacinação no Brasil, ela é absolutamente coordenada com o tempo de instalação da CPI. Conforme a CPI foi se consolidando, a vacinação foi crescendo, ou seja, a CPI foi instrumento fundamental para salvar a vida de bilhões de brasileiros. Isso é fruto da dedicação e da coragem do Omar a frente da condução, claro que com o apoio dos demais colegas”, disse ao destacar a sua atuação na época em que Aziz era governador do Amazonas e parabenizar o senador por sua atuação na vida política.
Sobre a ida de Ramos para a sigla, Aziz, que é presidente do diretório do PSD no Amazonas, falou que no partido o deputado federal terá amigos e apoio.
“Você sabe que tem amigos aqui, que são pessoas que não vão te deixar só em momento algum. Você tem muitos companheiros que vão te ajudar a ter uma reeleição tranquila, mas principalmente um partido que vai respeitar as suas posições”, destacou Omar, elogiando Ramos quanto a sua atuação à frente da vice-presidência na Câmara dos Deputados.
“O ingresso do Marcelo no partido com certeza demonstra o fortalecimento e a grandiosidade do PSD, tanto no Amazonas, como no Brasil. O ingresso do Marcelo no partido com certeza dá substância e fortalece o PSD. Que a sua entrada no nosso partido possa não só contribuir para o PSD, mas que a gente possa cada vez mais contribuir para o futuro e o desenvolvimento do nosso país”, destacou o deputado Sidney Leite.
Destaque esse também dado pelo presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab. “Eu quero registrar a enorme alegria de poder participar de um momento tão importante da história e na vida do PSD, que é a filiação de uma pessoa tão qualificada como o Marcelo Ramos. A vinda do Marcelo significa a consolidação de uma ampliação que estará acontecendo ao longo do mês de março, muito expressiva”, concluiu
— —
Por Izabel Guedes
Foto: Divulgação