28.3 C
Manaus
sábado, outubro 5, 2024

Governo do Estado e Prefeitura de Manaus decretam luto oficial após morte do poeta Thiago de Mello

Thiago de Mello nasceu em 30 de março de 1926, em Barreirinha, interior do Amazonas. Durante sua trajetória conquistou reconhecimento nacional e internacional, ao se tornar um dos mais expressivos poetas contemporâneos do Brasil

Por

O governador Wilson Lima (PSC) e o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), decretaram luto oficial de três dias pelo falecimento do poeta amazonense Thiago de Mello. O poeta, considerado um dos maiores e mais respeitados poetas brasileiros, morreu nesta sexta-feira, 14/1, aos 95 anos.

“É uma perda irreparável para nossa cultura. Que Deus conforte familiares e amigos do nosso grande poeta”, disse Wilson Lima.

O prefeito de Manaus falou sobre a importância do poeta para a literatura a amazonense e lamentou.

“Filho dessa terra, Thiago de Mello se consagrou um ícone da literatura amazonense. Seu reconhecimento atravessou as fronteiras do Estado e sua poesia alcançou o Brasil e vários países, com suas obras traduzidas em 30 idiomas. Que Deus seja o alento da família, de amigos e de todos os amazonenses neste momento. Que sigam firmes na esperança da ressurreição e na breve volta de Jesus Cristo”, declarou.

De acordo com a Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa, o velório será realizado no Centro Cultural Palácio Rio Negro, na avenida Sete de Setembro, 1546, Centro, com horário a confirmar e seguindo todos os protocolos de segurança sanitária.

Legado e homenagem – Thiago de Mello nasceu em 30 de março de 1926, em Barreirinha, interior do Amazonas. Durante sua trajetória conquistou reconhecimento nacional e internacional, ao se tornar um dos mais expressivos poetas contemporâneos do Brasil.

Com obras traduzidas para mais de 30 idiomas, Thiago de Mello foi homenageado pelo Governo do Amazonas em 2021, quando artistas de diferentes segmentos se uniram para a leitura do poema “Faz escuro, mas eu canto”.

O poeta é membro da Academia Amazonense de Letras e recebeu o destaque de Personalidade Literária do Prêmio Jabuti, em 2018. O autor foi reconhecido pelo conjunto da obra, que é referência na literatura regional brasileira.

Entre suas obras destacadas mundialmente, estão “Os Estatutos do Homem”, “Faz escuro, mas eu canto”, “Silêncio e palavra” e “Manaus, amor e memória”. Além da dedicação à literatura, exerceu o jornalismo e serviu no Itamaraty, como adido cultural no Chile, onde cultivou uma grande amizade com Pablo Neruda e Salvador Allende.

No ano passado, em celebração aos seus 95 anos de vida, a Prefeitura de Manaus realizou a exposição virtual “Thiago de Mello 95 anos de vida, poesia e amor por Manaus”, a partir de acervos pessoais e públicos do poeta, com fotos, entrevistas e vídeos, disponível no link https://vidaecultura.manaus.am.gov.br/.

Peças publicitárias nas redes sociais e pelas ruas da cidade também fizeram reconhecimento ao poeta amazonense.

— —

Da Redação com informações da assessoria de imprensa

Foto: André Argolo/Divulgação

 

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -