Foram oficializadas duas chapas para concorrer à eleição da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Amazonas (OAB-AM), que acontecerá no dia 16/11, para o triênio 2022/2024. Na disputa estão a “OAB Unida” e “Ordem para Advocacia Amazonas”, encabeçadas pelos advogados Jean Cleuter Mendonça e Paulo Mafiolleti, respectivamente.
A eleição irá definir, além do presidente e vice-presidente, os conselheiros, a diretoria da Caixa de Assistência dos Advogados (Caaam) e das subseções no Estado.
A chapa encabeçada pelo advogado Jean Cleuter Mendonça conta com o apoio do atual presidente da OAB/AM, Marco Aurélio Choy, que concorrerá à uma vaga ao Conselheiro Federal. O grupo, que indicou o número 30 para a votação, tem a advogada Aldenize Aufiero como candidata à vice-presidente da OAB/AM.
A chapa vencedora terá um orçamento superior a R$ 11 milhões para administrar, além de garantir prestígio da classe, do judiciário e de outras entidades representativas no Estado do Amazonas.
Oposição – A chapa “Ordem para Advocacia Amazonas” é encabeçada pelo advogado Paulo Mafiolleti. Ela é composta por advogados e advogadas autônomos e integrantes de escritórios de pequeno e médio porte da capital.
Entre as propostas apresentadas, até o momento, pela chapa de Mafioletti está a redução da anuidade e também o perdão da dívida de anuidades não pagas durante a pandemia para aqueles advogados que comprovarem dificuldade financeira. O candidato propõe ainda maior transparência na prestação de contas da administração da OAB/AM.
Paulo Mafiolleti aproximou-se da visão bolsonarista e associou o grupo “OAB Unida” a posturas de direita.
Votação – Para o pleito, a OAB-AM renovou a parceria feita com o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) para utilização de urnas eletrônicas, seguindo o Estatuto da Advocacia bem como o Provimento nº 140/2011, do Conselho Federal que organiza, também, uma Comissão Eleitoral que se encarregará do pleito. Atualmente, a OAB-AM tem 13.309 advogados inscritos ativos e 6.536 aptos a votar.
_ _
Da Redação