29.3 C
Manaus
quarta-feira, junho 12, 2024

Vice-governador Calos Almeida deve ser convocado para dar esclarecimentos na Aleam

Carlos Almeida será convocado a dar explicações para a Comissão de Saúde e Previdência sobre as declarações feitas por ele ao jornal Folha de São Paulo sobre a gestão Wilson Lima

Por

A entrevista que o vice-governador do Amazonas, Carlos Almeida Filho deu ao jornal Folha de São Paulo e que foi repercutida em diversos veículos de comunicação no país, sobre as ações do governador do Estado Wilson Lima (PSC) no enfrentamento à pandemia, motivou o deputado Dermilson Chagas (Podemos) a entrar com um requerimento pedido explicações do vice na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). Segundo o parlamentar, o conteúdo da entrevista é muito forte e precisa ser discutido na casa legislativa.

O pedido de convocação foi feito durante o pequeno expediente da sessão plenária desta quinta-feira, 13/5. O deputado voltou a criticar a atuação da Aleam em relação ao caso. Segundo Chagas, a Assembleia tem fechado os olhos para as ações da gestão Wilson Lima. “No dia 11 de maio fiz um requerimento pedindo a presença do vice- governador do Estado aqui nesta casa para dar esclarecimentos sobre a entrevista que ele deu na folha. Até entendo que essa casa não quer investigar o governador e nem condenar o governo por improbidade administrativa, mas se calar diante dos assassinatos que houve não pode passar em branco”, disse ele, fazendo referência a trechos da entrevista concedida à Folha de São Paulo, em que Almeida culpa Wilson Lima pelas mortes por Covid-19 no Estado.

Segundo Dermilson, a presença do vice-governador, que foi denunciado pela Procuradoria da República no caso dos respiradores superfaturados, mesmo não tendo sido indiciado no inquérito da Polícia Federal, pode trazer muitos esclarecimentos. “Não podemos deixar passar o que o ele falou. As informações que ele deu são muito fortes, muito contundentes. E essa casa não pode fechar os olhos para as palavras do vice que esteve ao lado do governador acompanhando, muitas vezes as decisões tomadas”, completou.

Inquérito e denúncia – O deputado também comentou sobre a denúncia feita pela Procuradoria Geral da República e o resultado do inquérito da Polícia Federal, que apontou Wilson Lima como chefe de uma organização criminosa pelo envolvimento no esquema fraudulento da compra de respiradores em uma loja de vinhos.

Sobre o assunto, Dermilson conversou com O Convergente afirmando que o resultado das investigações só deixou claro os interesses e o despreparo do govenador em administrar o Estado.“Quando o governador se envolve nesse processo ele sabia o que queria, só não sabia onde isso ia chegar. Isso só falando no caso dos respiradores. Imagine se forem investigar as negociações em torno do hospital Nilton Lins, do aluguel dos contêineres usados para colocar os defuntos da Covid. Vai se descobrir mais coisas”, especulou.

Assuntos esses que, segundo o deputado, podem ficar em evidência na CPI da Pandemia feita no Senado. “Ela vai trazer luz e solução. Mostrar onde foi a omissão, a negligência. Quem foi o culpado. Temos o Amazonas como o epicentro e temos a história do ministro que vivenciou no Amazonas toda a segunda onda. Então a CPI vai dar norte, vai dar nomes e dar o encaminhamento para futuros inquéritos serem abertos”, disse ao criticar, mais uma vez, as ações que, segundo ele, deveriam ter sido adotadas pela Aleam.

Confira o vídeo: 

 

 

— —

Por Izabel Guedes

Foto: Bruno Zanardo / Vídeo: Marcos Reis

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -