O deputado estadual Wilker Barreto (Podemos) acusou a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) de se isentar de suas responsabilidades ao “blindar” o governador, Wilson Lima (PSC), e não ir a fundo nas investigações quanto aos gastos com a pandemia. A crítica do parlamentar ocorreu em função da fala do senador Marcos Rogério (DEM-RO), feita hoje, durante audiência da CPI da Pandemia. O senador sugeriu haver blindagem ao governador do Amazonas mesmo diante de diversos indícios de irregularidades.
“O senador perguntou se no Senado existe algum tipo de blindagem contra o governador, mas eu falo que a blindagem é aqui nesta casa. Vai completar dois meses que foi pedida a abertura da CPI da Pandemia e só tem três assinaturas. Isso não avança. Essa casa não move um músculo, um braço, para assinar um documento de CPI da pandemia para investigar o caminho do dinheiro e a responsabilidade de quem matou o povo”, reclamou o parlamentar durante o pequeno expediente.
Wilker afirmou que a atuação da casa legislativa é vergonhosa, uma vez que a Aleam deveria ter encabeçado a missão de investigar as ações e omissões do Governo do Amazonas e não o Senado Federal. “O líder dos democratas cobrando a convocação do governador do estado do Amazonas. O que é vergonhoso é que isso era para estar sendo feito por nós. Quem tem a prerrogativa de investigar o Estado é esta casa. Nós estávamos aqui e acompanhamos o que foi o colapso do oxigênio”, cobrou.
A cobrança não foi acolhida como sendo relevante pelos demais parlamentares, que se calaram diante da cobrança. Ao encerrar a fala, nenhum outro parlamentar se manifestou sobre a cobrança de posicionamento.
“O sentimento que eu tenho no momento é de vergonha por o parlamento se ajoelhar no pior momento da história para o nosso Estado. Essa casa está de costas para o Amazonas. Quando esta casa vai tomar as providências para apurar o caminho do dinheiro que pertence ao povo?”, questionou.
Líder em mortes – Conforme reportagem do site Poder 360, dos 27 estados brasileiros, o Amazonas é o líder em número de mortes por Covid-19 por milhão de habitantes, com 2.980 óbitos causados pelo coronavírus. A média brasileira de mortes pelo coronavírus é de 1.911. Se fosse um país, o Amazonas estaria empatado com a Hungria, líder mundial em mortes causadas pela Covid por milhão de habitantes.
— —
Por Izabel Guedes
Imagem: Marcus Reis