29.3 C
Manaus
segunda-feira, dezembro 1, 2025

Novo corregedor do TCE-AM, Luis Fabian defende mais rigor nos prazos processuais

Luis Fabian quer mais rigor no cumprimento dos prazos processuais

Por

O conselheiro Luis Fabian Barbosa, empossado nesta segunda-feira, 1º, como novo corregedor do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), afirmou em entrevista exclusiva ao O Convergente que sua principal meta à frente da Corregedoria será ampliar o rigor no cumprimento dos prazos processuais. Segundo ele, garantir que os processos avancem com transparência e agilidade é essencial para fortalecer a credibilidade da Corte.

“À frente da corregedoria nos próximos dois anos, o nosso maior trabalho será zelar pelo cumprimento de prazos. Nós precisamos que transparência e agilidade sejam de fato os nossos nortes à frente da corregedoria, garantindo que todos os processos sejam julgados dentro do ano, garantindo o devido processo legal de todos eles”, declarou Fabian.

Leia mais: Posse da diretoria do TCE-AM é marcada por figuras políticas

A declaração foi dada logo após a cerimônia de posse da nova Mesa Diretora do TCE-AM para o biênio 2026-2027, realizada na manhã desta segunda-feira. O evento reconduziu a conselheira Yara Lins à presidência da Corte pela terceira vez e reuniu autoridades políticas, conselheiros e servidores em uma solenidade marcada por discursos de continuidade, transparência e fortalecimento institucional.

Durante a entrevista, o conselheiro também destacou sua atuação na gestão passada, quando ocupou o cargo de vice-presidente do TCE-AM. Ele lembrou avanços estruturais obtidos no período, entre eles a transformação da revista institucional da Corte em uma publicação científica reconhecida nacionalmente. “Nós conseguimos transformar a revista do Tribunal em uma revista de cunho científico, respeitada e reconhecida nacionalmente. Inclusive, já qualificada com o selo Qualis, através de concursos públicos de artigos científicos, do qual participaram auditores de controle externo de todo o Brasil”, afirmou.

Leia mais: Yara Lins celebra 50 anos de trabalho e toma posse para terceiro mandato como presidente do TCE-AM

Luis Fabian também ressaltou sua participação na elaboração do primeiro manual de controle externo para o sistema penitenciário do Brasil, lançado na semana passada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). “Esse manual se tornou referência para todos os Tribunais de Contas do país”, disse.

Com a nova composição da Mesa Diretora do TCE-AM para o biênio 2026-2027, Fabian assume a Corregedoria defendendo maior eficiência e segurança jurídica nos trâmites internos, reforçando o compromisso da Corte com o controle externo e a transparência pública.

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -