27.3 C
Manaus
terça-feira, novembro 18, 2025

Auditoria externa avalia continuidade das certificações internacionais da Câmara de Manaus

A Casa Legislativa é uma das poucas do país a manter, simultaneamente, os dois selos, o que reforça seu compromisso com a excelência na gestão e com a sustentabilidade ambiental

Por

A Câmara Municipal de Manaus (CMM) realizou, nesta segunda-feira (17), a abertura oficial da Auditoria Externa de 2025, referente às certificações internacionais ISO 9001 e ISO 14001. A Casa Legislativa é uma das poucas do país a manter, simultaneamente, os dois selos, o que reforça seu compromisso com a excelência na gestão e com a sustentabilidade ambiental.

A CMM também foi pioneira na região Norte ao conquistar ambas as certificações, mantendo, ao longo dos anos, todos os ciclos de auditoria. Em 2025, a Casa chega ao quinto ciclo consecutivo, consolidando a continuidade das boas práticas administrativas.

Responsável pela condução do processo, o auditor José Brito Guimarães, da CGS (Global Certification System), destacou que o trabalho de manutenção anual é essencial para assegurar que a instituição segue cumprindo os requisitos das normas internacionais.

Segundo ele, a auditoria periódica avalia, por amostragem, processos internos, visitas in loco, entrevistas com servidores, práticas de coleta seletiva, ações ambientais e a qualidade dos serviços prestados.

“O objetivo é verificar se a instituição continua merecedora de manter o certificado. A Câmara Municipal de Manaus é uma das pioneiras e demonstra um trabalho consistente, mesmo com mudanças de gestão, mantendo a equipe integrada às boas práticas de qualidade e meio ambiente”, afirmou o auditor.

A diretora-geral da CMM, Elane Alves, destacou que o início do processo é um momento de alegria e de reafirmação do trabalho de excelência realizado pela Casa.

“Sempre priorizamos a excelência e o cumprimento das legislações vigentes. Nosso planejamento estratégico envolve todas as diretorias e setores, cada servidor participa ativamente para que possamos manter as certificações. Trabalhamos com dedicação, alinhados à gestão do presidente, vereador David Reis, e às ações voltadas tanto para a qualidade quanto para os impactos ambientais”, ressaltou.

Importância das certificações

A ISO 9001 estabelece padrões internacionais para o Sistema de Gestão da Qualidade, garantindo processos mais eficientes e voltados às necessidades do cidadão.

Já a ISO 14001, define critérios para o Sistema de Gestão Ambiental, auxiliando na redução de impactos ambientais e no uso responsável dos recursos.

As normas ISO, reconhecidas mundialmente, certificam que a instituição adota práticas modernas, seguras e sustentáveis, fortalecendo a confiança da população e aprimorando a gestão pública.

Alinhamento entre diretórios e processos

O gerente de Governança da Coordenação de Gestão Integrada, Célio Teixeira, reforçou que o fator decisivo para manter as certificações é a integração dos setores.

“Esse sistema une qualidade e meio ambiente em um único benefício: garantir controle de documentos, processos mais eficientes e impacto ambiental reduzido. A integração elimina retrabalhos e diminui a burocracia, permitindo que a Câmara entregue serviços com mais rapidez à população”, explicou.

A primeira etapa da auditoria irá avaliar a Diretoria de Infraestrutura, responsável pelas licenças operacionais e ambientais, em conjunto com a Diretoria de Saúde, que atuam de forma integrada no sistema.

Selo de qualidade internacional

Criada em 1947, em Genebra, a ISO (International Organization for Standardization) é referência mundial em normatização. A ISO 9001 estabelece padrões internacionais de gestão da qualidade, enquanto a ISO 14001 define critérios para a gestão ambiental em empresas e órgãos públicos.

A concessão ou a manutenção desses certificados só ocorre após auditorias rígidas que comprovam que a instituição opera em conformidade com as normas, mantendo eficiência e responsabilidade socioambiental.

*Com informações da CMM

Leia mais: Presidente da CMM afirma que sessões híbridas só ocorrerão com aval do plenário

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -