O governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), expressou nas redes sociais sua insatisfação com a condenação de Jair Bolsonaro por envolvimento no plano de golpe de Estado.
Em publicação, Lima classificou a decisão como “injusta e lamentável” e afirmou que o ex-presidente “foi condenado sem provas e sem que houvesse crime”, criticando o julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF) como motivado politicamente.
Segundo o governador, a sentença causa apreensão e será lembrada como “um momento delicado da democracia”.
“A injusta condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro pelo Supremo Tribunal Federal é lamentável. Bolsonaro foi um líder que governou com honestidade e proximidade com o povo brasileiro. Ele foi vítima de um julgamento político que o condenou sem provas e, principalmente, sem crime”, escreveu Wilson.
Por 4 votos a 1, os ministros condenaram o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais sete aliados pelos crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça e deterioração de patrimônio tombado.
A maioria dos réus foi condenada a mais de 20 anos de prisão em regime fechado. Apesar da definição do tempo de condenação, Bolsonaro e os demais réus não vão ser presos imediatamente. Eles ainda podem recorrer da decisão e tentar reverter as condenações. Somente se os eventuais recursos forem rejeitados, as prisões poderão ser efetivadas.
Leia mais: STF conclui julgamento e impõe penas históricas a Bolsonaro e militares aliados