25.3 C
Manaus
sábado, agosto 2, 2025

MPAM firma convênio com UEA para oferecer mestrado a membros e servidores

Iniciativa oferece 12 vagas em cinco programas de pós-graduação com temas alinhados à atuação do Ministério Público

Por

O Ministério Público do Amazonas (MPAM) firmou um convênio com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) para ofertar 12 vagas em cursos de mestrado voltados exclusivamente a membros e servidores do órgão. A iniciativa foi anunciada durante workshop realizado nesta sexta-feira (1º), em Manaus, e reforça a proposta de qualificação permanente do corpo técnico da instituição.

O objetivo do encontro foi apresentar ao público a iniciativa, os cursos ofertados, o processo seletivo e responder a eventuais questionamentos.

O workshop foi ministrado pelo subprocurador-geral para Assuntos Administrativos, André Virgílio Belota Seffair; pela promotora e coordenadora do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), Aurely Freitas Germano; e pelo pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UEA, Roberto Sanches Mubarac.

“Sempre foi um sonho trazer esses cursos de mestrado para o Ministério Público, porque entendemos que essa parte acadêmica é importante para qualificar o nosso público interno, elevando o nível dos debates, das ideias e do próprio planejamento e execução dos assuntos de interesse do MP”, comentou o subprocurador-geral, André Virgílio Seffair.

Os programas de pós-graduação foram escolhidos com o objetivo de relacionar as linhas de pesquisa à atuação do MP. Os cinco cursos de mestrado ofertados contemplam: Direito Ambiental (PPGDA), Educação (PPGED), Segurança Pública, Cidadania e Direitos Humanos (PPGSP), Saúde Coletiva (PPGSC) e Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH).

“Os temas estão alinhados com a atuação ministerial, então vamos ofertar essas áreas que oferecem uma gama de linhas de pesquisa. Os membros e servidores vão passar por um processo seletivo interno, para que tenhamos a possibilidade de capacitá-los, como sempre foi um objetivo desta administração”, esclareceu a coordenadora do Ceaf, promotora Aurely Freitas.

Na segunda-feira (4), o MP lançará uma pesquisa interna, via formulário eletrônico, para identificar os cursos de maior interesse entre os membros e servidores. O edital de mestrado será publicado em setembro, e as aulas têm previsão de início em março de 2026.

Com informações da assessoria

 

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -