27.3 C
Manaus
quinta-feira, julho 3, 2025

MP Eleitoral apresenta mais de 7 mil manifestações ao TSE no primeiro semestre de 2025

No período, entraram 7.439 processos no MP Eleitoral e saíram 7.643, apontando que o número de ações acumuladas está em queda

Por

Entre janeiro e junho de 2025, o Ministério Público Eleitoral apresentou um total de 7.643 manifestações ao Tribunal Superior Eleitoral. A maior parte delas (2.765) trata do mérito dos processos, ou seja, analisa a questão principal discutida da ação.

O órgão ainda apresentou uma série de recursos ao Tribunal, incluindo agravos internos (169), recursos extraordinários (115) e embargos de declaração (60), entre outras atuações. O balanço do trabalho foi apresentado pelo procurador-geral da República e procurador-geral eleitoral, Paulo Gonet Branco, na sessão de encerramento das atividades do primeiro semestre do TSE, realizada nesta terça-feira (1º).

No período, entraram 7.439 processos no MP Eleitoral e saíram 7.643. Isso significa que o número de ações acumuladas está em queda. Se no início do ano havia 611 processos aguardando manifestação do órgão, em junho, o acervo é de 407 ações. Desse total, 295 são relativas às eleições de 2024. De acordo com Gonet, os dados demonstram o trabalho intenso desenvolvido pelos ministros e pelos integrantes do MP Eleitoral, que são um “reflexo do compromisso democrático que rege todo o esforço do TSE, o tribunal da democracia”.

Ao todo, o Tribunal julgou 1.221 ações no primeiro semestre, sendo 384 casos nas sessões presenciais e 837 nos encontros virtuais, de acordo com informações apresentadas pela presidente da Corte, ministra Cármen Lúcia. Ao falar sobre as atividades desenvolvidas em 2025, ela destacou o importante trabalho do MP Eleitoral, tanto pela apresentação das manifestações, quanto pela participação em sessões administrativas e comissões do Tribunal, como a de enfrentamento da desinformação. De acordo com ela, o MP Eleitoral cumpre um importante papel na defesa da democracia.

*Com informações do MPF

Leia mais: Senado vota em julho novo Código Eleitoral com regras contra abusos de IA nas eleições

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -