30.3 C
Manaus
sábado, fevereiro 1, 2025

Beto Simonetti faz história e se torna primeiro presidente reeleito da OAB na redemocratização

Simonetti recebeu 100% dos 81 votos válidos e seguirá à frente da entidade até 2028.

Por

O advogado amazonense Beto Simonetti, de 46 anos, foi reeleito presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em eleição na noite desta sexta-feira, 31, em um feito histórico na instituição. Esta é a primeira vez, desde a redemocratização do país, que um presidente da OAB é reconduzido ao cargo para um segundo mandato consecutivo.

Com apoio unânime de conselheiros federais da OAB, além de diversas autoridades políticas e de grande parte da comunidade da advocacia, Simonetti recebeu 100% dos 81 votos válidos e seguirá à frente da entidade até 2028.

O pleito aconteceu no auditório externo do Superior Tribunal de Justiça (STJ), em Brasília, com a presença do governador Wilson Lima (UB) e membros das OAB do país. Betto Simonetti, que já havia sido eleito para o triênio 2022-2025, registrou sua candidatura para a reeleição em 10 de janeiro de 2025, liderando a chapa “OAB de Portas Abertas”.

Sem concorrentes, a chapa foi a única inscrita para o pleito, o que resultou em sua eleição por aclamação para o período de 2025 a 2028. A posse da nova diretoria acontece neste sábado, 1º, na sede do STJ.

“Parabenizo o advogado Beto Simonetti, reeleito por unanimidade presidente nacional da OAB. Para nós, é um orgulho ter um amazonense à frente de um órgão tão importante para a garantia dos direitos dos advogados e promoção da Justiça em nosso país”, destacou o governador Wilson Lima.

Histórico

A reeleição de Simonetti representa uma quebra de tradição na OAB, onde, embora não haja impedimento formal para mandatos consecutivos, historicamente não se praticava a reeleição. Antes dele, apenas os advogados Levi Carneiro, na década de 1930; Fernando de Melo Viana, na década de 1940; e Carlos Povina Cavalcanti, na década de 1960, haviam sido reeleitos.

Natural do Amazonas, Simonetti é formado em Direito pela Universidade Nilton Lins e pós-graduado em Direito Penal e Processo Penal pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Ele iniciou sua carreira advocatícia em 2001 e, ao longo dos anos, consolidou-se como uma liderança de destaque na advocacia brasileira.

Durante seu primeiro mandato, Simonetti adotou uma postura discreta e focada na defesa das pautas da advocacia e se destacou por mobilizar a Ordem em defesa de advogados de diferentes espectros políticos e por criticar medidas que considerava prejudiciais ao exercício da advocacia.

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -