25.3 C
Manaus
sexta-feira, janeiro 24, 2025

Sob pena de multa, decisão obriga Funai a concluir demarcação de Terra Indígena no AM

O órgão deve apresentar cronograma das fases necessárias à conclusão do processo em até 90 dias

Por

A pedido do Ministério Público Federal (MPF), a Justiça Federal determinou, na última segunda-feira (20), que a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) retome imediatamente o processo de demarcação das terras ocupadas pela comunidade indígena Pwarachi Kuema Kokama, no município amazonense de Santo Antônio do Içá – a 1.200km da capital Manaus (AM).

De acordo com a decisão liminar, o órgão deve cumprir todos os atos de sua competência, além de apresentar cronograma das fases necessárias à conclusão da demarcação em até 90 dias, sob pena de multa diária de R$10mil.

Na ação, o MPF pede que a União e a Funai adotem providências administrativas e judiciais necessárias à demarcação física da Terra Indígena Pwarachi Kuema Kokama. Isso porque, o processo administrativo para demarcação da terra indígena foi iniciado em 2021, mas encontra-se parado na etapa inicial. De acordo com a ação, a Funai ainda não começou a aplicação dos estudos de qualificação nas aldeias da região.

1000725-64.2024.4.01.3201_2167074937

Segundo o procurador da República Guilherme Diego Rodrigues Leal, a urgência é necessária, pois a demora na conclusão do procedimento resulta em desrespeito aos indígenas e em violação a princípios administrativos. “Há sério risco de que, ao fim do processo, exista dano à reprodução sociocultural da comunidade indígena, frustrando, então, o objetivo da ação presente: o direito à demarcação da Terra Indígena do Povo Pwarachi Kuema Kokama para garantia de sua autodeterminação”, diz um dos trechos da ação.

A Justiça Federal determinou, ainda, que a Funai respeite os prazos previstos no Decreto nº 1.775/96 no cumprimento de todos os atos posteriores do procedimento administrativo de demarcação, no âmbito de sua competência.

*Com informações do MPF

Leia mais: PA: Após intensificação de protestos, MPF pede extinção de ação que limita direitos de indígenas na Secretaria de Educação

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -