26.3 C
Manaus
quinta-feira, dezembro 26, 2024

Justiça Federal aponta inconstitucionalidade em lei que proíbe instalação de medidores aéreos em Manaus

No documento, o juiz Ricardo Sales afirmou que a instalação dos medidores aéreos está resguardada pela resolução da Aneel

Por

No fim de semana, o juiz Ricardo Campolina de Sales, da Justiça Federal do Amazonas, declarou inconstitucional a lei municipal de Manaus que proibiu a instalação de medidores aéreos na capital amazonense. A lei foi aprovada em março de 2023 pela Câmara Municipal de Manaus.

Na decisão, o magistrado acolheu parcialmente um pedido da empresa Amazonas Energia, que alegou que a lei confrontava a legislação federal e as regras da Agência Nacional de Energia Elétrica.

No documento, Sales afirmou que a instalação dos medidores aéreos está resguardada pela resolução da Aneel que prevê modernização e a melhoria da qualidade do serviço prestado.

“Nesse contexto, as concessionárias de serviços públicos têm o dever de observar as regulamentações expedidas pelas agências reguladoras, não havendo, em regra, violação ao direito do consumidor quando tais medidas buscam o aprimoramento da prestação dos serviços”, diz um trecho.

Apesar disso, a instalação dos equipamentos continua proibido por decisão proferida por Sales em outra ação judicial. O juiz federal recebeu do TJAM o processo sobre a instalação dos equipamentos, após o desembargador Lafayette Carneiro Vieira Júnior reconhecer que o caso deveria ser analisado na esfera federal.

A proposta que impedia a concessionária de instalar os medidores aéreos foi aprovada pela CMM no fim de março por 34 votos.

Leia mais: Mesmo com nulidade processual, instalação de medidores aéreos está proibida

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -